Em continuidade às atividades para difundir a campanha do Governo do Estado para a educação no trânsito, teve início na manhã de sexta, 1º, a primeira de uma série de ações em postos de gasolina, denominadas pit stop. Durante a parada para abastecimento, educadores de trânsito conversam com os condutores de veículos e distribuem folhetos com informações de como manter o trânsito mais seguro.
A ação, que já é desenvolvida em outros estados brasileiros, tem como objetivo a diminuição do número de acidentes de trânsito, através do fornecimento de dicas simples, como noções de transporte de crianças, o uso do cinto de segurança e a combinação perigosa entre álcool e direção.
Segundo dados estatísticos do Detran, as motocicletas são os veículos que mais estiveram envolvidas nos acidentes de trânsito com vítimas fatais em 2010. Com base nesse fato, aproveita-se a oportunidade para intensificar o trabalho de conscientização junto aos motociclistas, principalmente quanto ao uso do capacete e da viseira/óculos de proteção.
“O pit stop de educação para o trânsito é, acima de tudo, uma forma de demonstrar que cada um tem o dever de importar-se com seu próximo quando está dirigindo, já que o trânsito não é feito somente por cada um de nós isoladamente”, concluiu a diretora geral do Detran. (Ascom Detran)