A gasolina poderá ter seu valor reajustado ainda esta semana, é o que dizem as distribuidoras de combustíveis. Desta vez o motivo seria a alta no álcool anidro, que compõe 25% da gasolina. O Sindicato dos Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Acre afirmou que o aumento ficará a critério dos proprietários dos postos, pois a negociação da compra de combustíveis é feita diretamente com as distribuidoras.
A raiz do problema está na safra ruim de cana-de-açúcar em Mato Grosso, onde estão as usinas que fornecem álcool para as distribuidoras de boa parte do País. Com a safra ruim, as usinas preferem direcionar a cana para a produção de açúcar, gerando um desabastecimento de álcool, o que vem onerando o preço do produto.
Além disso, o presidente do sindicato, José Magid, ressaltou que cabe ao consumidor encontrar o melhor preço. “Hoje no mercado existe muita variação de preço no combustível, o consumidor deve pesquisar aquele que cabe no seu bolso”.
Álcool
Como só é vantajoso utilizar álcool no tanque se o preço por litro for, no máximo, 70% do preço da gasolina, a venda de etanol despencou. Hoje, usar álcool como combustível não é vantajoso em nenhum Estado brasileiro.
Vale lembrar que, para conter o avanço no preço da gasolina, a Agência Nacional do Petróleo autorizou na semana passada o aumento da quantidade de água no álcool anidro que entra na composição da gasolina, passando de 0,4% para até 1%. A Petrobras também pode colocar gasolina mais barata no mercado para forçar a queda nos preços. (G1)