Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria de Saúde quer vacinar mais de 87 mil no Acre contra gripe

Visando atingir 87 mil pessoas, principalmente aquelas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, trabalhadores em saúde e populações indígenas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) lançou ontem a campanha de vacinação contra a gripe 2011. Trata-se de uma parceria com o Governo Federal, a fim de combater o vírus da Influenza.
Vacina2604
Com o slogan ‘Vacinação para quem precisa de mais proteção, um direito assegurado pelo SUS’, a campanha vai até o dia 13 de maio. As ações mobilizam as secretarias estaduais e municipais de Saúde e o Ministério da Saúde (MS). O Dia ‘D’ para a mobilização nacional será 30 de abril, sábado.

“A campanha estadual vai mobilizar cerca de 400 profissionais. Disponibilizaremos ainda 291 postos, fixos e móveis, e 123 transportes, entre carros, motos, barcos e outros para atender a população que deve ser vacinada. O Estado recebeu 119.230 doses da vacina contra a Influenza e 109 mil já foram distribuídas entre os municípios acreanos”, informou a secretária de Saúde, Suely Melo.

A vacinação destes grupos é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma efetiva estratégia de prevenção para redução da ocorrência da doença, internações e óbitos ocasionados pelo vírus da Influenza. Dados do MS revelam que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% e 75% da mortalidade global. Entre os idosos que moram em casas de repouso, a vacina pode reduzir em aproximadamente 60% os riscos de pneumonia e de 50% a 68% os casos de hospitalização e morte, respectivamente.

A gripe é uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos. É causada pelo Vírus ARN da família Orthomyxovirida e dos vírus da Influenza. O nome vem da língua italiana, e significa ‘influência’ (em latim, influentia). Em humanos, os sintomas mais comuns da doença são calafrios e febre, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e mal-estar.

Em casos mais graves causa pneumonia, que pode ser fatal, particularmente em crianças pequenas e idosos. Embora, às vezes, seja confundida com o resfriado, a gripe é muito mais grave e causada por vários tipos de vírus. Pode causar náusea e vômito, especialmente em crianças, os sintomas são mais característicos da gastroenterite, que pode ser chamada de ‘gripe de estômago’ ou ‘gripe de 24 h’.

 

Sair da versão mobile