Secretaria de Saúde quer vacinar mais de 87 mil no Acre contra gripe

Visando atingir 87 mil pessoas, principalmente aquelas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, trabalhadores em saúde e populações indígenas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) lançou ontem a campanha de vacinação contra a gripe 2011. Trata-se de uma parceria com o Governo Federal, a fim de combater o vírus da Influenza.
Vacina2604
Com o slogan ‘Vacinação para quem precisa de mais proteção, um direito assegurado pelo SUS’, a campanha vai até o dia 13 de maio. As ações mobilizam as secretarias estaduais e municipais de Saúde e o Ministério da Saúde (MS). O Dia ‘D’ para a mobilização nacional será 30 de abril, sábado.

“A campanha estadual vai mobilizar cerca de 400 profissionais. Disponibilizaremos ainda 291 postos, fixos e móveis, e 123 transportes, entre carros, motos, barcos e outros para atender a população que deve ser vacinada. O Estado recebeu 119.230 doses da vacina contra a Influenza e 109 mil já foram distribuídas entre os municípios acreanos”, informou a secretária de Saúde, Suely Melo.

A vacinação destes grupos é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma efetiva estratégia de prevenção para redução da ocorrência da doença, internações e óbitos ocasionados pelo vírus da Influenza. Dados do MS revelam que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% e 75% da mortalidade global. Entre os idosos que moram em casas de repouso, a vacina pode reduzir em aproximadamente 60% os riscos de pneumonia e de 50% a 68% os casos de hospitalização e morte, respectivamente.

A gripe é uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos. É causada pelo Vírus ARN da família Orthomyxovirida e dos vírus da Influenza. O nome vem da língua italiana, e significa ‘influência’ (em latim, influentia). Em humanos, os sintomas mais comuns da doença são calafrios e febre, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e mal-estar.

Em casos mais graves causa pneumonia, que pode ser fatal, particularmente em crianças pequenas e idosos. Embora, às vezes, seja confundida com o resfriado, a gripe é muito mais grave e causada por vários tipos de vírus. Pode causar náusea e vômito, especialmente em crianças, os sintomas são mais característicos da gastroenterite, que pode ser chamada de ‘gripe de estômago’ ou ‘gripe de 24 h’.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation