Estudar e trabalhar é uma realidade para milhares de jovens brasileiros e um sonho para outros milhares que lutam por uma vaga no mercado de trabalho. No Acre, 190 jovens participaram da cerimônia de conclusão de cursos oferecidos pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) e do Programa de Aprendizagem, que viabilizaram a prática profissional com atividades remuneradas em 75 empresas parceiras. Ontem, 10 destas empresas foram homenageadas por contribuírem para a formação profissional e inclusão social dos jovens de baixa renda selecionados pelo programa.
Eles participaram dos cursos de Aprendizagem em Operações de Supermercados, Vendas e Auxiliar Administrativo. Durante a solenidade, a diretora do Senac, Hirlete Meirelles, informou aos concludentes que encaminhará os currículos de todos do curso de Aprendizagem em Vendas para a administração do Via Verde Shopping como potenciais candidatos às cerca de 1 mil vagas que serão abertas com a inauguração do empreendimento. “Temos orgulho de indicar os melhores. E estes são os melhores. Estão capacitados para assumir estas vagas”.
Com apenas 19 anos, Antônia Eva Melo já tem expe-riência como vendedora em lojas, mas conseguiu pela primeira vez a oportunidade de trabalhar com carteira assinada como aprendiz enquanto freqüentou o curso de Auxiliar Administrativo. “Foi uma experiência maravilhosa, um salário justo e com carteira assinada”, comemora.
O Programa de Aprendizagem do Senac abriu em 2010 duas turmas para cada um dos três cursos com mais de 1.000 horas de aula, sendo que 60% deste total foi cumprido na empresa. “Esses jovens são corajosos. Muitos conciliaram o curso profissionalizante com a atividade profissional e a educação formal”, lembra o diretor de educação profissional do Senac, Abrão Maia. Para 2011, 300 novos alunos estão matriculados. Os egressos irão compor um banco de oportunidades que poderá ser consultado pelos empregadores.