Sindicatos aderem ao Projeto Procompi 2011-13 para elever competividade da indústria acreana Os sindicatos das indústrias de Construção Civil, Mineral Não-Metálico, Alimentos e Panificação participarão do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) versão 2011-2013. Três projetos foram aprovados para os respectivos setores, os quais foram apresentados em reunião rea-lizada em três etapas – dias 29, 30 e 31 de março.
Nos dias 30 e 31, a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AC), realizou um encontro com a diretoria dos sindicatos de Construção Civil e Mineral não-Metálicos, para a apresentação das propostas constantes Procompi 2011. Já no dia 29 de março, foi realizada a reunião pelo Sebrae-AC, com participação da Fieac, com o setor de Alimentos, cuja proposta era dar continuidade às ações do projeto Sebrae 2009/2010 por meio das ações estruturadas para o projeto Procompi/AC.
As propostas foram elaboradas com participação efetiva dos empresários filiados aos sindicatos, que apontaram as prioridades dos setores e destacaram a importância de uma ação estruturada, com uma governança forte para contribuir com a competitividade da indústria acreana. A apresentação dos projetos ficou a cargo da superintendente do IEL/AC, Socorro Bessa, que explicou em detalhes as principais ações que serão desenvolvidas em cada segmento e também confirmou o interesse dos sindicatos em firmar compromisso das contrapartidas que serão de responsabilidade dos empresários que aderirem ao projeto.
“O Procompi é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae Nacional para oferecer recursos a fim de elevar a competitividade da micro e pequena indústria. No Acre, o projeto tem a gestão da Fieac e Sebrae, com as parcerias dos Sindicatos, Senai, SesiI, Governo do Estado do Acre, dentre outros parceiros que virão em apoio à proposta”, esclareceu Socorro.
SEGMENTOS – Na reunião do Sinduscon/AC, ficou registrado o interesse do Sindicato em apoiar as micro e pequenas empresas do ramo para adesão ao projeto. Para o presidente da entidade, empresário Carlos Sasai, este projeto foi desenhado a partir da indicação das necessidades do setor e com certeza trará significativos resultados para as empresas.
Presidente e membros da diretoria confirmaram a adesão ao projeto e ficaram bastante sensibilizados para a mobilização dos demais empresários do sindicato e para a indicação de novos empresários não sindicalizados, com objetivo de ampliar seus associados.
A finalidade do projeto Procompi/2011 para o segmento mineral não-metálico é fortalecer, de forma sustentável, as empresas do setor, contribuindo para a melhoria do desempenho de produção e redução do impacto am-biental da mineração dos não metálicos, gerando emprego e renda, promovendo a melhoria das condições de vida do trabalhador, e potencia-lizando a cooperação entre as empresas da região.
O projeto do setor de Alimentos e Panificação foi apresentado aos empresários que compareceram à reunião de avaliação do Projeto Sebrae/AC, que iniciou em 2009. A idéia é incentivar a adesão de um número significativo de empresas filiadas e o compromisso das diretorias na mobilização de empresas não filiadas. (Ascom Fieac)