Sinteac encerra Semana de Defesa e Promoção da Educação Pública

Com o objetivo de mobilizar a sociedade e a comunidade escolar para exigir planos de educação nas três esferas de governo, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) promove aula pública, com pintura facial, tea-tro e rodas de capoeira para os alunos da Escola Estadual Alexandre dos Santos Leitão e do Colégio Estadual Barão do Rio Branco. A atividade aconteceu na manhã de ontem (29), na Praça da Revolução, para encerrar a 12ª Semana Nacional de Defesa e Promoção da Educação Pública, que teve como eixo o debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).

No Acre, as atividades iniciaram no dia 26, com audiência pública na Câmara dos Vereadores para divulgar as metas do novo Plano, no qual constam as estratégias educacionais que o Brasil deve adotar até o final da década. Dentre outras coisas, o documento focaliza a educação básica e prevê o investimento de 10% do Produto Interno Bruto do país na educação. As bases da proposta foram discutidas durante a Conferência Nacional de Educação (Conae) que reuniu 2 mil participantes, inclusive da diretoria do Sinteac, no ano passado.

Durante a aula pública, o presidente do Sinteac, Manoel Lima, ressaltou a necessidade de envolver a sociedade nas discussões. “Levar o debate sobre o PNE às escolas e à comunidade é essencial, para que tenhamos um Plano que o Brasil quer e precisa”.

Em seu discurso, Lima fez ainda referência às entrelinhas do documento que tratam da valorização do magistério, do aumento do financiamento público para o setor e da gestão democrática da educação.

Para a professora Eranilde Nogueira a atividade foi uma oportunidade de valorizar inserir os estudantes no debate sobre o Plano. “Os educandos precisam compreender e se interar do que está acontecendo. Fazer isso de forma dinâmica, fora da escola é ainda melhor. Isso edifica a educação e permite que a sociedade veja que os profissionais da educação estão empenhados em fazer o melhor”, comenta.

O próximo passo da categoria será a realização de panfletagem, no dia 11 de maio, em frente ao Senadinho, pela aprovação o PNE que o Brasil precisa. Serão convidados os diversos segmentos ligados à Educação em nosso Estado. (Ascom Sinteac)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation