Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

SRTE realiza ato público na quinta em alusão ao dia de segurança no trabalho

Garantir as condições preventivas contra acidentes de trabalho e homenagear as vítimas que já sofreram na pele as conseqüências de tal drama. Com estes dois preceitos, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AC) – antiga DRT – realiza um ato público na Praça Povos da Floresta, a partir das 8h desta quinta-feira, 28, que marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalhador e o Dia Nacional de Homenagem às Vítimas. O ato marca a adesão à campanha nacional desencadeada pelas superintendências do MTE em todos os Estados.
SRTE
A empreitada de mobilização  já é uma tradição anual da SRTE para não deixar a data passar em branco. Contudo, a deste ano será a 1ª vez que a iniciativa assume um caráter mais popular de ir às ruas, contando com amplo apoio de entidades envolvidas na causa, como o Ministério Público do Trabalho (MPT), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e os sindicatos de várias categorias trabalhistas. Entre as atividades, serão distribuídos à população materiais informativos e prestadas orientações de segurança e saúde. Isto é, será a grande chance para tirar todas as suas dúvidas de como trabalhar com segurança no dia-a-dia.

Além do ato público na quinta, a SRTE/AC já iniciou desde ontem uma extensa agenda de visitas de conscientização às empresas locais de construção civil (ramo que registra maiores números e casos mais graves de acidentes no Estado), realizadas pelos auditores fiscais, durante toda a semana. A idéia é fazer uma ação geral para esclarecer à população sobre a importância de se tomar alguns cuidados básicos, antes que ocorram os acidentes de trabalho.

Quem destacou a importância da iniciativa foi a coordenadora do Núcleo de Segurança e Saúde da SRTE/AC, Polyana Raquel Nunes de Almeida.

Segundo ela, superar os acidentes de trabalho ainda está entre um dos maiores desafios das políticas públicas brasileiras. Com efeito, em 2009 o Ministério da Previdência Social (instituição que computa os casos) registrou 740.657 acidentes de trabalho em todo país, dos quais 2.496 culminaram em mortes e 13.047 em incapacidade permanente. Mais assustador ainda é o fato de que 35.739 pessoas morreram pela mesma causa entre 1998 a 2009 (só os notificados ao INSS, fora os que não foram). 

“O dia 28 foi escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como data especial para a promoção do trabalho seguro e saudável por coincidir com um acidente de 1969, quando uma mina em Farmingthon/ EUA explodiu e causou a morte de 78 trabalhadores. A data lembra a trabalhadores e patrões de que o trabalho, quando é feito em condições inadequadas, provoca sofrimentos, acidentes, incapacidade, doenças e até mortes”, concluiu Polyana.   

Sair da versão mobile