Workshop visa promover produtos turísticos no Acre

Com potencial para explorar o turismo com base florestal, o Acre deverá agora começar a criar produtos relacionados ao Ecoturismo e ao Turismo de Aventura. Para ajudar a identificar estes produtos, a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul) promoveu na tarde de ontem um workshop com a consultora Karola Tippmann da GTZ, a partir do termo de cooperação técnica com a Alemanha, por meio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para os agentes da cadeia turística do Estado. A intenção é ajudar a consolidar as rotas já existentes no Acre e formatar os modelos que possam ser atraentes aos turistas que buscam este tipo de roteiro.

Com obstáculos a vencer (custo aéreo, serviços de recepção ao turista e infra-estrutura hoteleira), a secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Ilmara Rodrigues Lima, diz que há um compromisso do Governo do Estado em investir, ainda neste ano, na ampliação da oferta de cursos de qualificação para todo o trade (troca) turístico e a consolidação de projetos iniciados durante a gestão do governador Binho Marques.

Um deles é a APA do Amapá, que deverá se tornar um parque de aventura com arvorismo e tirolesa, construção de torre de observação de geoglifos e os Caminhos de Chico Mendes e do Pacífico. “São rotas existentes, mas que dependem de infra-estrutura e recursos pra funcionar, de fato. O importante é que o governo está comprometido a superar as dificuldades para programar estes produtos”, afirma a secretária.

Uma visita técnica da Setul à Costa Rica, país considerado referência no Turismo de Aventura e Ecoturismo, está programada para ocorrer neste semestre. A meta é que a equipe possa conhecer as experiências bem sucedidas de lá. “O objetivo da OTCA é identificar os ‘atores’ turísticos de cada país do roteiro Amazônia – Andes – Pacífico. O resultado esperado neste work-shop é priorizar os produtos turísticos mais importantes e estabelecer uma agenda imediata com compromissos definidos”, explica Karola Tippmann.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation