21 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

21 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Ação Civil Pública contra frigoríficos do Acre e o Ibama inviabiliza criadores, diz Taumaturgo Lima

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
28/04/2011 - 03:50
Manda no zap!CompartilharTuitar

Em pronunciamento na Câmara na tarde de ontem, o deputado Taumaturgo Lima (PT-AC) se disse surpreso com a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho contra 14 frigoríficos do Acre e o Ibama. A ação, segundo o deputado, chega a mais de R$ 2 bilhões em multa e proíbe o comércio de carne produzida em áreas embargadas por desmatamento ilegal no Estado.
Taumaturgo-e-o-presidente-d
Para o parlamentar acreano, o valor excessivo da multa inviabiliza os produtores acreanos, sem contar que não leva em consideração a política de crescimento econômica e social, de forma sustentável e ainda chamou a atenção para o trabalho de preservação ambiental que vem sendo realizado na região nos últimos doze anos. Ele disse ainda que os avanços nessa área, desenvolvidos pelos governos da Frente Popular, colocam o Acre como referência nacional na questão da preservação ambiental.

“Eu acho que temos que encontrar uma saída para que os produtores e donos de frigoríficos não fiquem nessa expectativa e com esse medo diante da ação porque isso  afetará a geração de emprego e, conseqüentemente, a nossa economia”, argumentou. Taumaturgo garantiu que todos os produtores já estão empenhados e associados à causa ambiental e de fazer um crescimento so-cial de forma sustentável porque esse foi o caminho que o Acre escolheu para o seu desenvolvimento econômico.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Multas do Ibama
Ainda ontem o deputado Taumaturgo Lima foi recebido, em audiência, pelo presidente Nacional do Ibama, Curt Trennepohl. Ele pediu explicações acerca do tratamento dispensado pela equipe de fiscalização do Escritório Regional do Ibama de Feijó e Tarauacá aos pequenos produtores e à comunidade indígena da aldeia Kaxinawá da região do Envira, assim como o critério utilizado pelo órgão federal para a aplicação de multas.

Segundo denúncias, os ribeirinhos são humilhados pelos agentes durante as operações de fiscalização: redes são confiscadas e o peixe jogado no rio, sem contar as multas impagáveis que são aplicadas às pessoas humildes que tem na pesca um meio de sobrevivência. Diante do pedido de providências, o presidente Curt Trennepohl garantiu ao deputado Taumaturgo Lima que vai pedir explicações à Gerência de Fiscalização do Ibama para que todas as providências cabíveis sejam tomadas imediatamente com relação às ocorrências na região do Envira. (Assessoria)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Prefeitura e Umarb se reúnem para decidir sobre obras pactuadas

Próxima Notícia

Deputado Luiz Tchê será o novo presidente da Unale

Mais Notícias

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES
POLÍTICA

Motta limpa a pauta e deve se reaproximar de Lula de olho em 2026

21/12/2025
Foto: Anne Nascimento
POLÍTICA

Justiça Eleitoral garante ações rigorosas para barrar crime organizado nas eleições do Acre

20/12/2025
Foto: Diego Gurgel/Secom
POLÍTICA

STF anula parte das provas da Operação Ptolomeu contra Gladson, que comemora decisão

20/12/2025
Foto: Anne Nascimento
POLÍTICA

‘Dava para continuar sendo deputado à distância’, diz João Marcos Luz sobre Eduardo Bolsonaro

19/12/2025
Foto: Agência Senado
POLÍTICA

Senadores do Acre votam a favor de projeto que corta benefícios fiscais e aumenta tributos sobre bets e fintechs

19/12/2025
Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

PCCR dos servidores da Saúde do Acre no orçamento: veja perguntas e respostas

18/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Deputado Luiz Tchê será o novo presidente da Unale

Relação da JBS-Friboi com BNDES pode explicar a assinatura do TAC

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre