X

Aleac e Ufac preparam chegada de alunos peruanos para intercâmbio

 O presidente da Mesa Diretora da Aleac, deputado Elson Santiago (PP), recebeu nesta segunda-feira, 25, o governador regional de Ucayali, no Peru, Jorge Portocarrero Velásquez, e vários secretários daquele Governo que estão em Rio Branco para finalizar a programação da chegada dos 16 estudantes peruanos que vão participar do intercâmbio universitário com a Ufac a partir do próximo dia 2 de maio.

 Além do presidente Elson Santiago, a comitiva foi recepcionada na Aleac pelos deputados Walter Prado e José Luis Tchê (PDT), Marileide Serafim (PMN), Astério Moreira (PRP), Chico Viga (PT), Eduardo Farias (PCdoB) e Chagas Romão (PMDB).

 Santiago fez questão de apresentar a Jorge Velásquez os novos deputados, uma vez que os veteranos já são conhecidos do governador, e quis saber como estão os 16 alunos acreanos que foram encaminhados para a Universidade Nacional de Ucayali (UNU) no começo de abril. Velásquez contou que conversou com alguns professores e soube que os alunos são considerados inteligentes, embora tenham sofrido com o idioma nos primeiros dias.

“Agora eles pediram para os professores falarem mais alto e devagar e tudo ficou resolvido”, comentou Velásquez. O presidente Elson Santiago brincou com o governador, garantindo que brevemente os alunos acreanos estarão lecionando espanhol na universidade peruana.

 A delegação peruana, conforme Velásquez, tem outros compromissos em Rio Branco amanhã, 26, e quarta-feira, 27, quando participa de uma reunião de trabalho do Governo do Acre com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A reunião visa debater a viabilidade da construção de uma ferrovia entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa, capital de Ucayali e de um complexo industrial de pescados no Acre.

Meio ambiente
 O deputado Walter Prado explicou a Velásquez que é oriundo de Tarauacá e que os habitantes daquela cidade, bem como do Vale do Juruá, têm uma identificação mais forte com as populações do Amazonas e de Ucayali, com quem poderão realizar mais negócios.

 Eduardo Farias lembrou que a construção da ferrovia deve ser feita com muita responsabilidade para não gerar danos ambientais e sociais, pois vai cortar o Parque Nacional da Serra do Divisor onde há possibilidades de residirem povos indígenas nunca antes contatados.

 Velásquez garantiu a Farias que seu Governo e o Governo do Acre têm em comum a concepção de que o projeto de integração entre as duas regiões não pode de jeito algum levar prejuízo ao meio ambiente. “Temos que ter uma integração comercial, cultural e ambiental”, argumentou.

Unale
 O deputado Luis Tchê, que assume em maio a presidência da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais), convidou Jorge Velásquez e seus conselheiros regionais (os deputados estaduais do Peru) a participarem do próximo congresso da entidade, que será realizado em Florianópolis (SC).

 Tchê explicou que pela primeira vez a Aleac terá a presidência da entidade, que reúne mais de mil parlamentares de 27 Estados. “A Unale pode ser a porta de entrada para a expansão deste projeto de integração com outras regiões brasileiras”, comentou Tchê.

 O deputado também falou sobre a viagem dos parlamentares da Unale para a China e o interesse do empresariado daquele país por negócios na Amazônia. De acordo com Tchê, os chineses ficaram impressionados com o índice de conservação das florestas do Acre e manifestaram interesse em conhecer a região.  (Agência Aleac)

 

 

Categories: POLÍTICA
paula: