X

Eleitoral atingiu 1898 atendimentos na OCA em março

 Centralizar atendimentos ao cidadão em um único lugar fez com que a solicitação de serviços ligados ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) obtivesse um salto significativo. O órgão tem um guichê na Central de Serviços Públicos (OCA), e somente em março, registrou 1898 atendimentos referentes a alistamento, transferências, 2ª via, revisão, certidões, multas e justificativas.

 A estudante de ensino médio, Maria Jerlânia Ferreira, 18, elogiou o atendimento. “É rápido, atencioso e já saí com o título”, comemora. Maria vai votar pela primeira vez nas eleições municipais de 2012 e já espera ansiosa pelo pleito.

 Com a demanda, a direção geral do TRE/AC pensa em ampliar sua unidade de atendimento na OCA. Para este mês, a expectativa é que também seja registrado um número relativamente alto de atendimento. É que no próximo dia 14 encerra-se o prazo para os eleitores faltosos regularizarem sua pendência.

 A convocação é para aqueles que estão há três eleições sem votar, sob o risco de terem seu título de eleitor cancelado. Vale ressaltar que quem deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já conta como duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos.

 Informações na página do TRE – Quem tem dúvidas sobre sua situação, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) disponibiliza em sua página, www.tre-ac.gov.br , a lista de eleitores em situação irregular, uma consulta que permite verificar se o documento está sujeito a cancelamento. A opção de consulta é pelo nome e pelo título.

 Caso o nome do eleitor apareça na lista, cabe a ele comparecer a um Fórum Eleitoral para a regularização do título, ou mesmo à OCA.  Em qualquer das duas opções o eleitor deverá solicitar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para proceder o pagamento da multa no Banco do Brasil. O valor da multa é de R$ 3,51 por pleito faltoso.

 A atualização cadastral é importante para que o eleitor não perca direitos, como obter passaporte, tomar posse em concurso público, obter certos tipos de empréstimo ou receber salários de função ou emprego público.  (Ascom/TRE)

Categories: POLÍTICA
paula: