Num concorrido encontro no Centro Diocesano de Cruzeiro do Sul, quinta-feira (28), foi realizada a Convenção Estadual do PMDB Mulher que elegeu sua nova diretoria acreana. A deputada estadual Antonia Sales foi reeleita presidente da entidade que conta com mais 27 membros efetivos e 7 suplentes. O evento teve a participação do presidente do Diretório Regional do PMDB, Flaviano Melo, e do prefeito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales. O encontro teve como foco principal a participação cada vez mais efetiva da mulher nas ações do PMDB, partido que marcou época por bandeiras inovadoras e corajosas na história política brasileira como a luta contra a ditadura, a redemocratização e a própria valorização da mulher em todos os aspectos.
No encontro, o prefeito Wagner Sales conclamou uma maior participação da mulher nos quadros partidários acreanos e parabenizou as mulheres que hoje militam no partido e fazem do PMDB, “uma agremiação de tradição política, respeitada em todo o Estado e detentora de quadros competentes que fazem do PMDB uma alternativa de poder real”. E lembrou ainda que em passado recente o PMDB já contou com uma atuação muito mais ativa da mulher em suas fileiras, seja como simples militante ou mesmo detentora de mandato. De fato, o PMDB acreano inovou em nível nacional em participação feminina com a primeira governadora eleita, a primeira senadora negra, além de deputadas federais, estaduais e vereadoras que tiveram destaque na política local, regional e mesmo nacional.
Por sua vez, o deputado Flaviano Melo destacou a importância da participação feminina nas fileiras do PMDB e exortou mais mulheres a ingressar no partido, “e engrandecer a história do partido em todos os níveis, já que a mulher sempre foi a figura central no equilíbrio familiar, além de hoje participar cada vez mais do orçamento doméstico como profissional ou do próprio quadro político nacional propriamente dito”. No final, a Convenção elaborou uma ata a ser enviada ao PMDB Mulher Nacional. A idéia é que o partido no Acre já possa contar com um maior número de mulheres militantes já para a próxima eleição municipal. O PMDB Mulher Nacional vem realizando fóruns propondo políticas públicas para a participação mais direta da mulher na política partidária e estimulando ações do partido para o chamado “empoderamento feminino”. (Assessoria)