11 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

11 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

PF propõe no Senado mais atenção à lavagem de dinheiro e confisco de bens nas mãos do crime

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
15/04/2011 - 19:18
Manda no zap!CompartilharTuitar

O combate ao narcotráfico não pode depender apenas da apreensão de drogas e da prisão de traficantes. Enfraquecer as atividades econômicas do crime organizado exercidas com aparente legalidade dará melhores resultados, na opinião do delegado da Polícia Federal (PF) Oslain Campos de Santana, que responde pela Diretoria de Combate ao Crime Organizado.

Ele falou na quinta-feira (14), em audiência na Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outras Drogas, que integra a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Santana defende, por exemplo, mais atenção às investigações sobre a “lavagem” dos recursos, além de medidas para o confisco dos bens adquiridos pelos criminosos.

– Não adianta deixar o criminoso na posse dos bens. É indispensável mostrar que o crime não compensa atacando os lucros do negócio – advertiu o delegado, destacando ainda a importância de se chegar aos financiadores do tráfico.

O delegado informou que a droga ilegal ainda mais consumida é a maconha. A estimativa é de que 2,6% da população entre 15 e 64 anos façam uso dessa droga. De 0,7% a 1% seriam usuários de cocaína e crack.Porém, a quantidade de usuários de maconha estabilizou-se, enquanto aumentou o de consumidores dessas duas últimas drogas, vindas sobretudo da Bolívia, Peru e Colômbia.

O país possui quase 17 mil quilômetros de fronteiras secas, com dez países da América do Sul, numa extensão que representa um desafio para o controle da entrada das drogas, afirmou o delegado. Numa comparação, ele observou que os Estados Unidos – que enfrentam a entrada de drogas a partir do México – mantêm pouco mais de 3 mil quilômetros de fronteiras com o vizinho. Além de reforçar a vigilância das fronteiras, disse o delegado, a Polícia Federal vem ampliando a cooperação internacional para combater o tráfico, entre outras ações estratégicas.

Emprego
Pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Zilmara Davi de Alencar, abordou iniciativas da pasta para contribuir com a inserção de dependentes químicos no mercado.Tanto sindicatos quanto entidades patronais estão sendo provocados a analisar cláusulas nos acordos coletivos para proteger trabalhadores que já estejam enfrentando problemas com drogas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A senadora Ana Amélia (PP-RS) considerou surpreendente que o ministério só tenha agora, depois de provocado pela subcomissão, começado a tratar da questão das drogas no mundo do trabalho. Como alerta, ela observou que as drogas já afetam trabalhadores da área rural. Segundo ela, o consumo de crack já está sendo observado nos canaviais e outras culturas.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) chegou a sugerir que vagas de trabalho associadas aos programas de governo sejam reservadas para dependentes em fase de tratamento. A subcomissão é presidida pelo senador Wellington Dias (PT-PI). (Agência Senado)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Presidente do TSE quer fim de doação de empresas nas eleições

Próxima Notícia

Governo prevê salário mínimo de R$ 616,34 em 2012

Mais Notícias

Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

MDB pode ser o ‘fiel da balança’ nas eleições para governo do Acre em 2026

11/10/2025
Foto: Assessoria
6º destaque

MPAC tem cinco candidatos inscritos ao cargo de procurador-geral de Justiça

11/10/2025
Foto: Cedida
POLÍTICA

Vereadores aprovam aumento da jornada de trabalho dos agentes de saúde de Rio Branco

09/10/2025
Reprodução
POLÍTICA

Câmara de Rio Branco aprova moção de repúdio à Caixa Econômica por fechamento de agência

09/10/2025
Foto: Secom
POLÍTICA

Gladson Camelí não se opõe ao MDB na chapa de Mailza como vice em 2026: ‘pode ser’

09/10/2025
Foto: Leandro Chaves
Destaques Cotidiano

Vereadores mantêm veto de Bocalom a PL que reserva vagas para mulheres vítimas de violência

09/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Governo prevê salário mínimo de R$ 616,34 em 2012

Juiz manda prender mulher acusada de espancar a própria mãe

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre