X

Expo Abióptica 2011 traz novidades em moda, saúde, combate à pirataria e muita tecnologia

Sustentabilidade, essa também é uma das palavras de ordem que marcou a Expo Abióptica 2011, maior evento do mercado óptico nacional e da América Latina e terceiro maior do mundo, que foi realizada nos dias 13 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, onde estiveram reunidos 100 expositores, empresários e personalidades importantes do meio artístico e da moda num espaço de 20 mil metros quadrados. Por lá passaram cerca de 25 mil pessoas durante os quatro dias de evento.

Otimista quanto ao acentuado crescimento do setor, o presidente da Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica -, Bento Alcoforado, explica que os números coroam um setor que cresce a números expressivos, que já somam 130% desde 2007. “O investimento cada vez maior em marketing e em modernas tecnologias, especialmente na venda e na fabricação de lentes simples e multifocais, explica boa parte desses números, ao que podemos somar o crescimento da própria economia brasileira e do poder de compra do cidadão”.

Contra a pirataria
A exemplo de vários temas que pontuaram a Expo Abióptica, a pirataria foi um deles. De acordo com dados da entidade, em 2010 aconteceu a apreensão de 12,5 milhões de unidades em 71 ações da Receita Federal. Os números referem-se a óculos falsificados e de origem duvidosa, que são comercializados em pontos de todo o Brasil. Segundo dados da Receita Federal, 90% dos óculos apreendidos em 2009 e 2010 são os chamados óculos solares.

Segundo Bento Alcoforado, a associação, em parceria com diversos órgãos de controle e repressão, trabalha forte para coibir a pirataria de óculos no país, mas o fator que mais preocupa, além da falsificação e a tentativa de burlar o pagamento de impostos, são os riscos que estes produtos podem trazer à saúde de quem os usa. Segundo ele, aproximadamente 35 milhões de óculos pirateados foram apreendidos no Brasil desde 2005 e, destes, apenas 0,26%  foram leiloados por apresentarem qualidade satisfatória para serem recolocados no mercado.


Expositores e compradores ficaram satisfeitos com bons negócios na Expo Abióptica

Tendências, retrôs e coloridos
Quais são as últimas tendências da moda de óculos no mercado? Óculos solares e de graus, quais os formatos, cores e tamanhos que vão ganhar às ruas e a preferência dos brasileiros? Quando o assunto são os solares femininos a moda ainda segue a linha dos modelos grandes, pois imprimem sofisticação e elegância, “embora o retrô esteja voltando já para essa coleção”, enfatiza Leo Souza, diretora comercial da Marchon Eyewear de São Paulo, que esteve recentemente no show room da marca nos EUA. Segundo ela, as pedrarias ainda incorporam os modelos, porém com sutileza e sem muito destaque na peça.

Outra novidade nas novas coleções são as cores vivas, com destaque especial para o amarelo aplicado aos modelos maio-res, fabricados em acetato.

Quanto aos modelos masculinos, o tradicional modelo aviador continua em alta. Os clássicos em preto continuam e prometem ganhar as ruas. Agora, as lentes dos solares estão menos escuras, com o aumento de tecnologias aplicadas. O preto deve dar lugar aos tons de marrom e degradê.

Novidades da exposição
** Mormaii – A marca traz para o evento o conceito do material reciclado.
** General Optical – Detentora de marcas como Atitude, Bulget e Ana Hickmannm, a empresa traz novidades em todas as suas linhas, com lançamentos em solares e receituários.
** Absurda – O stand da marca argentina trouxe DJs e designers para sua primeira aparição na Expo Abióptica. A marca é considerada a queridinha entre os moderninhos por seus modelos inovadores e irreverentes.
** Kristal – A empresa fez o lançamento da linha Red Savina, destinada ao públioco teen.
** HB – A marca criada pelo surfista Terry Fitzgerald tem todos os seus modelos fabricados no Brasil e exportados para mais de 20 países. Todos os óculos solares da marca apresentam a certificação da ABNT
** Tekniop – A fabricante levou ao evento a família de geradores CTL, que oferece os mesmos benefícios tradicionais do corte de lente a seco e de um grande gerador com processamento avançado.

Óculos sustentável e lente verde
A multinacional francesa Essilor, fabricante exclusiva das lentes multifocais Varilux e do anti-reflexo Crizal, apresentou na Exposição sua primeira lente “verde”, a Airwear, feita em policarbonato, sendo 30% mais fina e leve que as demais e possui 100% de proteção contra os raios UVA e UVB e a lente ser totalmente reciclável. Outra característica é a resistência a impactos, pelo menos 12 vezes mais que as lentes existentes no mercado.

Além disso, todo o seu processo de fabricação utiliza 100% de água reciclada, preservando milhões de água anualmente. “Elas serão  comercia-lizadas, a partir de agora, em uma nova embalagem feita em fibra de madeira e totalmente reciclável. Com isso, com essa nova embalagem abolimos a parte plástica e isso representa 230 toneladas de plásticos dispensados na natureza por ano. Haverá uma economia de 50% no consumo  de água e 10% no de energia”, diz o presidente da Essilor Brasil e América Latina, Thomaz Bayer.

Óculos escuros com graus
Outra novidade que agradou em cheio e foi destaque na Expo Abióptica foi o óculos para correção visual e quem deseja, ou precisa, usar óculos solares independente do tipo e grau da correção. Segundo o presidente da Essilor, Thomaz Bayer, “a lente polarizada Xperio abre uma gama de opções em proteção e conforto visual para óculos solares com grau para milhões de usuários de óculos corretivos em todo o Brasil. Além disso, o preço está muito atraente na sua categoria, ficando acessível para uma parcela maior da população”, conclui ele.


 Linha infanto-juvenil da Disney
A Master Glasses, empresa baiana, esteve presente nessa e nas edições passadas da Expo Abióptica. E a novidade desse ano é o novo licenciamento da Disney, a marca infantil Carros. Já os lançamentos infanto-juvenis se completam com as coleções de óculos das marcas Princess, Disney, Pooh e Tigrão. A Princess traz referências de quatro princesas do mundo da Disney: Branca de Neve, Cinderela, Ariel e Jasmine.

As armações, em acetato e metal, são bem românticas e trazem detalhes das personagens.


A  Master Glasses manteve sua tradição de distribuir acarajés para o público da Abióptica. A equipe baiana Gata de Itapuã serviu 10 mil acarajés em seus tabuleiros.


Muito simpático, o ator Edson Celulari foi assediado o tempo todo por tietes e jornalistas. Vaidoso, testou alguns modelos de óculos escuro no stand da GO e revelou que gosta do estilo  clássico, mas tenta ousar com armações contemporâneas. 


As garotas do Pânico, Babi e Nikole,  deram um show de beleza no stand da GO. Conversaram e tiraram fotos com fãs, desfilaram e declararam que adoram óculos de sol que caia bem.


Com apoio do Grupo di Vialle, os cantores sertanejos Hugo e Tiago também deram  uma passadinha na Expo Abióptica e conferiram as novidades da feira. A dupla aproveitou para divulgar seu novo hit “Ninguém tem nada com isso”.


Football Eyewear
– Os apaixonados por futebol podem sim bater um bolão aliando o amor pelo seu time com os cuidados com os olhos resultando num estilo esportivo único. E tinha uma verdadeira seleção de modelos solares e de grau, para adultos e crianças, com lentes polarizadas, proteção UV, antioxidantes e com armações resistentes ao suor e a corrosão, que geralmente garantem conforto e proteção.


Os óculos super charmosos da marca Stella MacCartney, da OptiClass, fizeram o maior sucesso na Expo Abióptica.


Na OptiClass, chamavam atenção os óculos Persol, que significa para o sol. São dobráveis, de cores sóbrias e práticos.

 

A Gazeta do Acre: