Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ação Global, união de vários parceiros fortalecendo a cidadania

Acreanos se levantaram cedo para vir em busca de documentos, atendimento de saúde – consultas, exames, aferição de pressão, testes de glicemia -, odontológico e até para dar um trato no visual, na edição 2011 da Ação Global, realizada pelo Sesi em parceria com a Rede Globo durante o sábado, 14.
AcaoGlobal1505
O evento visa democratizar serviços a que boa parte da população de baixa renda não tem acesso, além de promover momentos de recreação e lazer, com oficinas de artesanato, teatro, contação de histórias e dança. Instituições parcerias, como Instituto Dom Moacir, Senac, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sine, Tribunal Regional Eleitoral, Defensoria Pública (Justiça Comunitária), empresas socialmente responsáveis, entre outros, guardaram sábado para contribuir com o mutirão da cidadania que se tornou a Ação Global.

“Todos os anos, emitimos entre 300 a 500 Carteiras de Trabalho. Nossa expectativa neste ano não é para menos”, comentou Graça Jansen, chefe do setor de CTPS do MTE. Neste ano, estão sendo emitidos RG, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor.

O aposentado João Valério de Albuquerque, 74, foi roubado enquanto esperava o ônibus no Terminal e perdeu todos os documentos na noite de sexta-feira, 13. “Aproveitei que ia ter a Ação Global ontem e fui tirar minha identidade, que já sai na hora. Senão, teria que esperar pelo menos dois meses pelo documento”, afirmou.

Já o casal Radson, pedreiro, e Cristiane Alves, dona de casa, vieram do bairro Montanhês alterar sua documentação – porque casaram-se há pouco tempo – para abrir uma poupança na Caixa, outra grande parceira. Desde às 8h, o Complexo Poliesportivo do Sesi já estava de portas abertas esperando a população para participar desta grande mobilização em prol da cidadania que é a Ação Global. O evento terminou às 17h. (Ascom Fieac)

Sair da versão mobile