Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acordo de cooperação Brasil e Japão chega ao Acre através de política de Segurança Pública

O Estado do Acre sedia o primeiro Seminário de Segurança Pública voltado para o Policiamento Comunitário. O evento, realizado ontem, 10, no auditório da Escola Armando Nogueira é aberto ao público. O evento faz parte do calendário de atividades da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e também consta na agenda da visita que a inspetora e perita da polícia japonesa Akime Shibuya, faz ao Brasil.

Akime veio conhecer as bases do Policiamento Comunitário da Polícia Militar em Rio Branco. E certificar-se do aproveitamento dos cursos que a polícia japonesa está promove no Brasil, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) com sedes estão em São Paulo e Brasília. No Japão ela é lotada na delegacia de polícia na cidade de Vrawa distante 50 km de Tóquio na província de Saitama. Ela disse que o Japão desenvolveu o conceito da Polícia Comunitária (Kobam) e através desta filosofia, distribui agentes por todas as províncias.

A base de operação das agentes policiais dentro das províncias é chamada de Shuzaisho. Os Shuzaisho atuam como uma delegacia. A missão é desenvolver toda política de segurança determinada pelo Kobam. O programa japonês tem servido de referências para muitos países, dado os baixíssimos índices de violência onde os Shuzaisho estão implantados. (Agência Acre)

 

Sair da versão mobile