Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Agentes socioeducativos ameaçam paralisação

O presidente do Sindicato dos Técnicos e Agentes em Ações Socioeducativas (Sintase), Betho Calixto, denunciou ontem ‘o descaso’ da direção do Instituto Sócio-Educativo (ISE). “Eles sequer recebem os sindicalistas”, protestou ele, ameaçando uma paralisação em todas as unidades do Estado. “Esperamos que não seja necessário radicalizar. Não aceitamos o tratamento que a direção da instituição vem dispensando à categoria”, acrescentou.
Agentes2905
“Como pode um governo dizer que irá construir uma política pública voltada para o povo do Acre, se nem ao menos aceita ouvir uma entidade representativa. O governador Tião Viana tem que rever algumas condutas de seus gestores, pois a tão propalada humanização vai ficar apenas nos discursos”, alertou o sindicalista, anunciando uma assembléia geral, que pode tirar um indicativo de greve por tempo indeterminado.

Na semana passada, os sindicalistas se reuniram com a equipe de negociação do Governo do Estado. Os emissários palacianos trataram apenas das questões salariais. “A comissão analisa apenas possíveis ganhos ou perdas salariais”, disse Gilvandro Assis. Uma nova reunião ficou marcada para tratar das reivindicações administrativas junto ao ISE.

“Estamos buscando reposições salariais e melhorias nas condições de trabalho para a categoria. Queremos abrir um canal de diálogo para resolver os problemas dos profissionais em medidas socioeducativas do Acre. A equipe de articulação analisou cada tópico da nossa pauta, discriminando o que fosse de competência da comissão e o que recairia ao ISE”, informou Calixto.

Falta de efetivo, de estrutura e a centralização das decisões pelo presidente do ISE são as principais críticas de Calixto. “Tudo isso prejudica o trabalho tanto dos agentes como também da equipe técnica” disse ele, citando, como exemplo, a destruição ocasionada pelos educandos em um dormitório no Centro Socioeducativo Aquiry, que poderia ter sido evitado, ‘caso houvesse diá-logo entre o ISE e o Sintase’.

 

 

Sair da versão mobile