Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim debate com CEF fórum de prefeitos da fronteira Acre/Peru/Bolívia

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Acre, Aurélio Cruz,  foi recebido ontem, 11, pelo prefeito Raimundo Angelim. O encontro, ocorrido no Gabinete do Prefeito, serviu para am-pliar a parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e a Caixa e  subsidiar o 1º Fórum de Prefeitos de Cidades Fronteiriças que será realizado na Capital do Acre nos dias 9, 10 e 11 de junho com a participação de prefeitos acreanos, bolivianos e peruanos. O objetivo desse fórum, segundo explicou Angelim, é tratar de assuntos que são comuns à área fronteiriça, desde gestão de políticas públicas em saúde e preservação da bacia hidrográfica do Rio Acre, que atende aos três países.

No final de março passado, Angelim reuniu-se com autoridades do Peru em Brasília para debater a agenda do fórum. Estiveram presentes naquele encontro  o  futuro embaixador do Brasil em Lima, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, o diplomata brasileiro Carlos Fonseca, do Itamaraty; o consultor da presidência da Caixa Econômica Federal, Vicente Trevas, além de assessores das embaixadas e do Itamaraty.

No decorrer do fórum serão proferidas palestras por autoridades e especialistas do Peru e da Bolívia na área de gestão municipal. “A Caixa está desde o primeiro dia junto com a Prefeitura, o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Peru na realização desse fórum”, afirmou Cruz.

A CEF mantém um acordo com o Banco de La Nacion, que tem natureza pública no Peru e, junto à gestão pública daquele país, tem emprestado know-how de programas como o Bolsa Família e o Seguro Desemprego. Ainda em fase inicial, a Caixa irá implantar um escritório institucional em Lima. Esse escritório terá gestão da superintendência da CEF acreana. “Estamos muito fortes nessa questão da integração Brasil-Peru”, disse Aurélio Cruz. (Ascom PMRB)

 

Sair da versão mobile