Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim inaugura Academia ao Ar Livre no bairro Plácido de Castro

academia_angelim

O prefeito Raimundo Angelim inaugurou nesta terça-feira, 24, a quarta Academia da Comunidade ao Ar Livre de Rio Branco. Apenas neste ano, Angelim construiu e entregou três academias, sendo que até o final do ano a capital contará com dez desses equipamentos.  As próximas academias serão inauguradas nos bairros Aeroporto Velho e  Calafate.   A cerimônia ocorreu ao som de música ao vivo com a banda de forró Estrela do Acre na praça Governador Joaquim Macedo. Estiveram presentes o vereador Elias Campos, secretários municipais como Elias Mansour (Finanças) filho de Joaquim Macedo; gestores, técnicos e lideranças comunitárias como a presidente da Associação de Moradores do bairro Santo Afonso I, Luciene Barros, integrantes do grupo de convivência do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Sobral, alunos e professores da Creche Maria José Bezerra, localizada ao lado da praça.


O fato, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é que os  especialistas não tem dúvidas quanto aos efeitos dos exercícios físicos na saúde de uma pessoa e a Prefeitura de Rio Branco, em uma política voltada à melhoria da qualidade de vida da população, construiu vários espaços dedicados à prática de educação física, caminhada, aeróbica, natação e corrida.  Conforme lembrou Angelim, a   capital acreana possui oito Núcleos de Vida Saúdável, equipamentos do programa Saúde em Movimento.  Esses núcleos estão localizados na Concha Acústica do Parque da Maternidade, Centro da Juventude do São Francisco, espaço cultural Lídia Hammes, Espaço Ágora (Parque da Maternidade), Arena da Floresta, Parque do Tucumã, Calçadão da Gameleira e Horto Florestal.


A prática habitual de atividade física com o uso desses equipamentos com acompanhamento por profissionais de educação física e de saúde, além de prevenir, também pode diminuir  os fatores de risco das doenças  e agravos não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares e circulatórias (hipertensão, diabetes, aneurisma cerebral, infarto) e outras. A prática de exercícios é importante porque está comprovado que uma boa saúde e longevidade dependem de fatores como alimentação saudável, baseada em frutas, verduras e carnes brancas; genética; atitude positiva perante a vida e atividades físicas. Os exercícios estão nesse conjunto de fatores que faz com que a vida seja saudável e prolongada.  Rio Branco evoluiu muito na oferta de espaços, programas e ações que propiciam a prática de exercícios. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile