Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim inspeciona obras da segunda fase do Parque do Igarapé São Francisco

angelim_sao_francisco_60

O prefeito Raimundo Angelim, a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Claudia Cunha, e o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco inspecionaram nesta quinta-feira, 12, a segunda etapa das obras do Parque do Igarapé São Francisco, um complexo de equipamentos arquitetônicos, esportivos e de lazer que trazem maior qualidade de vida aos moradores. Acompanharam a visita os vereadores Ricardo Araújo e Gabriel Forneck, além de secretários, gestores, técnicos  e o presidente da Associação de Moradores do Bairro Raimundo Melo, Cassimiro Andrade. “Estamos urbanizando uma área antes  abandonada e que  agora   se transforma em um belo parque”, disse o prefeito. “É um lugar para as comunidades”, completou.


A  intervenção ocorre em 1.050 metros ao longo do rio e as obras estão custando R$7.491.583,43. Demolição do galpão existente e implantação de seis quiosques para lanches. Já foram ou estão sendorealizados serviços como execução do levantamento cadastral das famílias ocupantes da área de intervenção (situação já resolvida, com famílias removidas e indenizadas), construção de passarelas de concreto com áreas de descanso e contemplação interligando os conjuntos residenciais Raimundo Melo e Procon, cruzando em diagonal a área do parque; urbanização do entorno com calçadas em placas de concreto, ciclovias e iluminação, e implantação de praça com playground e quadra poliesportiva.


A primeira etapa foi melhoria do Horto Florestal. A  fase atual contempla  obras entre  as avenidas Antonio da Rocha Viana e Getúlio Vargas no bairro Raimundo Melo.  Em sua concepção, o  Parque São Francisco  tem os mesmos propósitos dos parques da Maternidade e do Tucumã, que é o de valorizar o aspecto visual da região e o de oferecer oportunidade de recreação à população. O  parque une os bairros Procon-Solar ao Raimundo Melo, hoje divididos pelo igarapé São Francisco. Esta segunda etapa nas obras está prevista para ser concluída em agosto. Neste momento estão sendo construídas áreas de lazer com quiosques e lanches, playground, calçadas, ciclovias e passarelas. O igarapé passará por uma limpeza nos pontos em que for necessário.


A primeira etapa da obra já foi concluída no Horto Florestal, com a substituição do muro existente por gradil metálico com tijolo maciço, construção do pórtico de acesso, recuperação do entorno do açude com pavimentação, trapiche em madeira, píer para acesso aos pedalinhos e iluminação; recuperação da pista de cooper, da área de ginástica, recuperação do playground e do campo de areia, implantação da iluminação pública com postes do tipo centurione e implantação de bancos em madeira e lixeiras.

Relógio Solar  e paisagem criam nova rota turística na capital
O projeto tem equipamentos inovadores, como o Relógio Solar que está sendo implantado na região frontal do parque, além de um playground que possui vários brinquedos numa única estrutura. Sobretudo, o projeto   possibilita o uso do espaço com o mínimo possível de interferência em suas características. Tanto a vegetação natural como o relevo serão preservados em suas estruturas atuais, promovendo-se, ainda, a recuperação da cobertura vegetal nas áreas degradadas. playground e equipamentos de ginástica) e lanches serão instalados em áreas periféricas do parque, próximos às ruas e avenidas. Nestas áreas serão feitas calçadas equipadas com bancos, lixeiras e luminárias com a função de servir à circulação de pedestres e ciclistas.


A segunda etapa da obra tem o objetivo proporcionar a melhoria da qualidade ambiental e paisagística, bem como a urbanização e a infra-estrutura da área do parque do Igarapé São Francisco. Para o prefeito Raimundo Angelim, aspectos inovadores do projeto, como o Relógio do Sol, vão certamente transformar o local em ponto de visitação turística. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile