Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Defensoria e Uninorte desenvolvem ações conjuntas

Em comemoração aos dias nacionais do defensor público e de combate às hepatites, a Defensoria Pública Estadual e a Uninorte fizeram ontem, no Novo Mercado Velho, atendimentos ligados à promoção e prevenção na área de saúde e atendimentos jurídicos. As instituições pretendem levar os serviços ao interior do Estado.

Na parceria, a Uninorte cedeu profissionais das seguintes áreas de saúde: Fisioterapia, Enfermagem, Ondotologia e Assistência Social. “Estamos entregando preservativos, fazendo aferição de pressão e aplicando vacinas. Mas o estamos destacando o dia nacional de combate às hepatites”, disse a professora da Uninrte, Fabiana Martins.

As hepatites são doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do ser humano. Os cinco principais tipos são A, B, C, D, E que causadas por vírus e passam de uma pessoa para outra. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível (DST). Assim como a hepatite C, ela pode ser transmitida pelo sangue.

Quanto aos serviços de atendimento jurídico, a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Acre, Elisabeth Maciel, informou eram de orientação e de primeiro atendimento. “Fazemos uma triagem inicial para, dessa forma, pedirmos que as pessoas encaminhem os documentos de acordo com os seus pedidos”, disse ela, destacando que a campanha prossegue nas escolas, com distribuição de cartilhas e apresentação de peças de teatro.

Sair da versão mobile