Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Depasa anuncia obras que garantirão total abastecimento de água no Segundo Distrito

O diretor-presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento do Governo do Acre (Depasa), Gildo César Rocha Pinto, anunciou na manhã de ontem os últimos trabalhos para a conclusão da Adutora de Água Tratada da ETA II. A função da adutora será ligar a Estação de Tratamento de Água II junto aos reservatórios dos centros de reservação Comara e Santo Afonso. Com isso, a integração do sistema será otimizado ao ponto de fornecer um abastecimento de água completo – 24h por dia – para os bairros do Segundo Distrito de Rio Branco.
Obras
Orçadas em quase R$ 12 milhões, as obras foram reiniciadas a todo vapor desde a última segunda, dia 2 (haviam sido interrompidas em virtude do período de chuvas, no fim do ano passado), sob a 3ª ponte. A meta é que todo o serviço seja concluído no prazo de 60 dias.

A grosso modo, Gildo César explica que o projeto consiste em fazer a adutora ligar a ETA II (no Primeiro Distrito) até os centros Comara e Santo Afonso (no Segundo Distrito). Estes dois centros serão os responsáveis por receber a água 100% tratada da adutora e distribuí-la a todos os bairros da região, estendendo sua capacidade. De fato, a partir desta logística inovadora, o número de beneficiados com água ininterrupta no Segundo Distrito passará de 30 mil (hoje) pra mais de 45 mil habitantes, equivalente a 15% da população da cidade.

“Esta é uma ação muito importante da parte do governo para melhorar a qualidade de vida e as condições de moradia, saneamento e saúde da população de toda região do Segundo Distrito. A partir do ligamento desta adutora, vamos atingir os pontos mais distantes desta regional da cidade, como a Vila Acre e adjacências, além de contemplar bairros fora desta área, como o Mauri Sérgio, Santa Inês, Belo Jardim, Santo Afonso e Areal”, disse Gildo.

Paralelo à instalação da adutora, o diretor-presidente do Depasa destaca outros serviços complementares no Segundo Distrito, com o propósito de ampliar a logística, padronização e hidrometação dos 2 centros. Em outras palavras, isso significa melhorar os dispositivos de contenção e distribuição, para gerar um consumo mais regulado e consciente d’água.

Entre tais trabalhos, estão: a Estação Elevatória de Água Tratada (3 conjuntos de elevação para dar ‘vazão’ a 115 l d’água por segundo, cada); Dispositivo de Proteção Antigolpe de Aríete (válvula de retenção de fechamento rápido, acumulador hidráulico de membrana e válvula quebra-vácuo com dispositivo anti-shock); Linha de Recalque (em material PVC Defofo e Ferri dúctil com extensão de 10.647,74 m); Válvula de Controle de Pressão e Vazão (equipamentos instalados na entrada dos centros Comara e Santo Afonso), entre outros.    

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile