Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Educadores do Sinteac não aceitam o parcelamento dos 15% feito em 3 vezes

Com um sonoro ‘Não’, os trabalhadores em Educação do Acre recusaram, em assembléia geral realizada na manhã de ontem (26), a proposta do governo para parcelar o reajuste de 15% em 3 vezes. O sindicato da categoria (Sinteac) passou todo mês de maio negociando com o governo e conseguiu obter o reajuste salarial de 15% que tanto almejava. Quando chegou a hora de acertar a forma como tal aumento seria pago, porém, não houve consenso. Assim, o sindicato da classe deve voltar à mesa de negociações para redialogar as parcelas.
Professores27
A discordância em relação ao parcelamento é pequena, o que leva a crer que a classe deve chegar a um entendimento com o governo (uma vez que até o valor do reajuste já foi bem aceito). O governo, por um lado, propôs pagar os 15% de aumento salarial em 3 vezes: 1 parcela de 5% em julho, 1 parcela de 2,5% em dezembro e 1 parcela 5% em julho de 2012. Os professores, de outro, negaram a proposta e pedem que seja quitada uma parcela de 7,5% no próximo mês de julho e a outra parcela de 7,5% no começo do ano que vem.

Diante do impasse, o presidente do Sinteac, Manoel Lima, explicou que devem ser feitas novas rodadas de negociações para tentar acordar este detalhe quanto às parcelas. “Conseguimos estabelecer um diálogo e, partindo do nada, construir este reajuste de 15%, entre outros avanços. Vejo isso como um sinal de que podemos superar mais este impasse. E fizemos tudo isso sem nenhuma radicalização do movimento. Mas, caso não seja possível chegarmos a acordo e os trabalhadores decidirem fazer pressões mais radicais, estaremos ao lado deles”, disse.   

Fora as questões do Data Base, Manoel conta que todas as outras 6 frentes de reivindicações secundárias foram bem recebidas pela equipe do governo devem seguir sendo nego-ciadas daqui pra frente. Elas são: antecipação em 2 meses da progressão (‘puladinha’) de letra de 2012; início da faculdade pra funcionários de escola no 2º semestre de 2011; formar comissão para debater o Prêmio de Valorização Profissional; Revisão do PCCR, entre outras.

Sinplac deve votar na segunda – Os professores licenciados do Acre, representados pelo Sinplac, também devem chegar a uma decisão sobre a proposta oferecida pelo governo na próxima segunda (30), em assembléia geral. Eles pediam inicialmente 25%, mas passaram a ver com bons olhos a proposta de 15%. Porém, a forma na qual o reajuste será pago (semelhante ao do Sinteac) também é motivo de discordância entre o Sinplac, que espera que o governo o chame para novas negociações antes de segunda, a fim de levar algo melhor para a categoria. 

Sair da versão mobile