Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estudantes têm dúvidas sobre o Enem; cursinhos adaptam o conteúdo

A Universidade Federal do Acre está entre as instituições federais que adotam o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, como única forma de ingresso aos cursos superiores já em 2012 eliminando o vestibular. A decisão dividiu o Conselho Universitário (Consu) e ainda causa dúvidas se será a melhor forma de selecionar os jovens acreanos que disputam as mais de 2 mil vagas oferecidas pela universidade. A pró-Reitoria de graduação da Ufac, em nota, afirmou que irá publicar edital com as regras sobre a adoção do exame, que tem prazo final de inscrição no dia 10 de junho.
Estudantes2905
Estudantes Karoline Casseb e Igor Araújo estão apreensivos com decisão da Ufac

A estudante do terceiro ano Karoline Casseb se inscreveu no Enem antes mesmo de a Ufac anunciar que iria adotar o exame como forma de seleção. Ela, que pretende concorrer a uma vaga no curso de Enfermagem, diz que está apreensiva sobre a prova e reclama que a escola não está trabalhando o conteúdo de forma a preparar os alunos para o Enem. Igor Araújo Castro, também do terceiro ano da Escola José Rodrigues Leite, vai tentar Educação Física e se considera “por fora” de tudo o que diz respeito ao exame apesar de estar participando do curso pré-vestibular oferecido pelo Governo do Estado.
Mizael Carvalho também irá tentar uma vaga para Educação Física e acredita que com o Enem a disputa será ainda maior. “Não gostei dessa decisão. Com o vestibular seria mais justa a concorrência. O jeito é estudar ainda mais”.

SEE e curso preparatório começam a adaptar conteúdo para o Enem
A Secretaria Estadual de Educação irá enviar um documento na próxima semana aos diretores e professores das escolas da rede pública de ensino orientando sobre as modificações que devem ser feitas no curso pré-vestibular. No planejamento, a SEE já havia inserido substância que atendesse às características do Enem. A partir de agora, todo o teor dos cursinhos será voltado para o exame.

Para o diretor de uma escola preparatória para concursos e vestibular, Sidney Dias, a decisão da Ufac não poderia ser aplicada a partir de 2012. Ele argumenta que a medida resulta em prejuízos para os estudantes que estão se preparando para o vestibular há mais de seis meses e que agora têm um tempo mais curto para estudar para o Enem, previsto para ser realizado em 22 e 23 de outubro em todo o país. O diretor afirma que a escola está elaborando novos simulados e adequando as apostilas com questões voltadas para o exame. “A realidade da educação na região Norte é diferente. Acredito que será uma disputa injusta e o jovem acreano terá uma desvantagem muito grande em relação a estudantes de outras regiões”.

Dias afirmou que entrará com ação contra a reitora e a universidade no Ministério Público Federal para que a decisão do Consu seja anulada pelo menos para o ingresso na Ufac em 2012. “Está muito em cima. As inscrições para o Enem terminam dia 10, a prova será em outubro. Este aluno não terá tempo de se preparar”, diz. Durante reunião do Conselho Universitário, os representantes dos colegiados não chegaram a consenso sobre a participação da Ufac no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que mantém um cadastro nacional de interessados em ocupar as vagas nas universidades federais utilizando a nota do Enem.

Não perca a data
Pode fazer o Enem quem já concluiu ou está concluindo o Ensino Médio em 2011. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho exclusivamente pela internet no endereço www.enem.inep.gov.br. A taxa é de R$ 35. Alunos da rede pública que estão concluindo o Ensino Médio são isentos. Os demais podem solicitar a isenção no ato da inscrição.

Sair da versão mobile