Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo agora vai oferecer pré-vestibular gratuito a estudantes

vestibular_gratuito

Clara Teixeira de Araújo, 17 anos, cursa o terceiro ano do ensino médio na Escola José Ribamar Batista (Ejorb), na Baixada do Sol. Ela tem um sonho comum a milhares de estudantes: passar no vestibular. Realizar o sonho ficou mais fácil a partir de hoje.

O governo do Estado lançou nesta segunda-feira, 16, o programa Pré-Vestibular SEE, que amplia a jornada do horário regular de ensino para preparar os alunos para processos seletivos como o vestibular e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O programa foi lançado nesta manhã, quando os alunos do ensino médio receberam outra boa notícia: a chegada dos computadores pessoais para garantir a inclusão digital e melhorar o acesso ao ensino.

O programa Pré-Vestibular SEE é, na verdade, um pré-vestibular gratuito que será oferecido aos sete mil alunos que estão concluindo os estudos. No início, serão beneficiados 2,3 mil estudantes, e os demais serão inseridos gradativamente.

Segundo o secretário de Educação, Daniel Zen, a escolha não ocorre por aluno, mas por escola. O programa está iniciando pelas escolas que têm salas e professores disponíveis, para, depois, ser expandido. Existem outros programas, como o Poronga, que utilizam a mesma estrutura, por isso a necessidade de adequação.

“Vai mudar o mundo quem entender que a educação é o farol da sociedade. Educação é prioridade, sempre. E esse pré-vestibular, os notebooks vêm para somar ao que vocês já fazem aqui, porque eu sei que a Ejorb é a escola com maior índice de aprovação no vestibular da nossa universidade federal”, disse o governador Tião Viana.
“A entrega dos notebooks faz parte de um projeto maior, que é a inclusão digital para a redução das desigualdades, do qual também fazem parte os telecentros das comunidades digitais e o Floresta Digital, presente na capital e em mais de dez municípios e que será expandido para todo o Acre”, disse o secretário de Educação.

O governador Tião Viana agradeceu o esforço do ex-governador Binho Marques, pela conquista que garantiu aos estudantes do ensino médio ter computadores pessoais, e ao ex-governador Jorge Viana, que iniciou o processo de recuperação das escolas, transformando-as em estruturas-modelo. (Agência Acre)

Sair da versão mobile