Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Grito da Terra Brasil’ quer mobilizar 3 mil agricultores

Os organizadores da 17ª edição do ‘Grito da Terra Brasil’ (GTB) esperam mobilizar mais 3 mil agricultores de todo o estado, colocando-os em frente ao Palácio Rio Branco, no próximo dia 16. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Branco (STR), Heliton Silva.

Com o tema Agenda por um Brasil sustentável, sem pobreza e sem fome, os organizadores estabeleceram as seguintes bandeiras de luta: ações de combate à pobreza rural, combate à desigualdade de gênero e geração, sustentabilidade econômica, social e ambiental, participação e controle social, organização sindical e orçamento público federal.

“No Acre, estamos reivindicando a imediata regularização fundiária, créditos rurais e a implantação de um programa de infra-estrutura e piçarramento de ramais”, disse o Heliton Silva, criticando as ações do poder público, qualificadas por ele como ‘paliativas’.

O Grito da Terra Brasil é uma das maiores atividades de massa que o movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais realiza, anualmente, desde 1995. É um momento em que se apresenta aos Governos Federal, estaduais e municipais, um conjunto de reflexões, reivindicações e anseios que são gerados a partir das necessidades da agricultura familiar brasileira.

Os GTB´s realizados até agora tiveram um papel fundamental na conquista de políticas públicas para a agricultura familiar, segundo sindicalista.

 

Sair da versão mobile