Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Índios denunciam gerente do Hospital das Clínicas

Um grupo de índios da etnia Huni Kui denunciou ontem, na Procuradoria da República, o diretor do Hospital das Clínicas (ex-Fundhacre), Aélico Alves Pereira Neto. Segundo os índios, um plano de trabalho foi montado e os recursos – destinados à saúde indígena – estariam sendo desviados para outras finalidades.

A adequação de um centro cirúrgico, com a aquisição de equipamentos, e a capacitação de 400 servidores da unidade de saúde são as principais irregularidades, segundo o chefe dos povos Huni Kui do Acre, Ninawá Huni Kui.

Consta na denúncia, ainda, que o plano trabalho e a execução orçamentária estariam feitos sem a participação do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), entidade maior de representação indígena. “Todo o controle social nosso é feito pelo Condisi. “Isso é uma agressão a todas as nossas conquistas”, disse o índio Alberto Kaxinawá.

Por telefone, o gerente de atenção à saúde indígena, Aélico Alves Pereira Neto, informou que o plano de trabalho ‘ainda não havia sido executado’. Quanto à participação do Condisi nas deliberações, ele disse que toda decisão será com o aval da entidade. “Caso o Ministério Público Federal faça algumas recomendações, não vejo problemas em acatarmos”, finalizou Aélico. 

Sair da versão mobile