Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

INSS chama empresas para firma acordo de reabilitação profissional

Profissionais em assistência social farão palesta nesta quinta-feira

 A Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rio Branco vai propor  acordo de cooperação técnica com empresas do Acre, objetivando a homologação de readaptação profissional de empregados. A proposta será apresentada nesta quinta-feira, 26, durante palestra de profissionais da Seção de Saúde do Trabalhador, no auditório do edificio-sede do órgão, a partir das 14 horas.

 A Seção de Saúde do Trabalhador encaminhou convites para responsáveis de 35 empresas e instituições. A quantidade de convidados foi limitada em razão do pouco espaço existente no auditório.

“Haverá possibilidade de convidarmos mais empresas e instituições para uma segunda etapa”, explica a assistente social Edite Roncatti, responsável técnica pela Seção de Reabilitação Profissional.

 Edite Roncatti revela que o INSS no Acre já mantém acordo de cooperação técnica semelhante com o Serviço Social da Indústria (Sesi) há quatro anos e os resultados tê sido satisfatórios. “Queremos ampliar com mais empresas e instituições”, acrescenta.

 O acordo tem como principal objeto a homologação pelo INSS de readaptação profissional desenvolvida ou promovida pela empresa. Destina-se somente a empregados que estejam incapacitados para o trabalho que exerçam habitualmente e com condições para o desempenho de outras atividades nas quais necessitem realizar troca de função, conforme o que dispõe os atos normativos da autarquia previdenciária.

 Após firmar acordo, caberá à empresa encaminhar o empregado à equipe de reabilitação profissional mais próxima de seu domicílio, bem como realizar, a partir de relatório de conclusão da avaliação de potencial laborativo por profissionais do INSS, o processo de condução do empregado à definição de nova função de trabalho a ser exercido na empresa.

“Esse é um acordo vantajoso para o INSS, a empresa e o empregado. Esperamos o maior número possível de adeptos”, finaliza Edite Roncatti.   (Assessoria)

Sair da versão mobile