Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Instituto Ecumênico fará 1ª reunião pra desmistificar tabus da religião islâmica

Seguindo a sua marca pioneira de abordar assuntos religiosos, o Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre (IEFP) promoverá no próximo sábado, dia 28, o seu primeiro grande debate sobre o Islamismo. O objetivo será trazer à tona muitas das questões pouco difundidas pela sociedade brasileira (em especial, a acreana) sobre tal religião. Será oferecida, também, uma palestra com o político Nílson Mourão, que presidiu a comissão de Países Árabes no Congresso. A reunião será feita no salão paroquial da Catedral, das 8h até o meio-dia.  

Segundo o secretário-geral do IEFP, Manoel Pacífico, o encontro servirá para tratar dos reais ensinamentos do profeta Maomé (Muhmmad) e quebrar alguns dos tabus e preconceitos que carrega tal doutrina religiosa na atualidade. Entre algumas polêmicas, consta-se a interpretação equivocada que alguns seguidores fazem do alcorão, o fanatismo religio-so, e, sobretudo, a associação dela ao terrorismo e aos movimentos de revoluções instaladas nos países árabes.

Outro tema que será bem enfatizado será sobre o crescimento assustador da religião nos últimos anos. Expansão esta tão grande que já levou o Islamismo ser reconhecida pelo Vaticano como a religião no 1 do mundo em termo de seguidores. De fato, tal doutrina já é seguida hoje por mais de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas, acima do Catolicismo (que é seguido por 1 bilhão e 200 milhões de pes-soas). Isso faz com que o Islamismo atinja 56 nações do mundo e 10% da população européia. No Brasil, o seu ritmo não é diferente. Mais de 3 milhões de brasileiros já são fiéis, com mais de 127 mesquitas instaladas pelo país.

“O Islamismo é a religião que mais tem se fortalecido no mundo. Portanto, precisamos estar bem a par dos seus princípios básicos e dos seus ensinamentos para beneficiar as nossas vidas e aprender a respeitar os seus seguidores. Infelizmente, este é um tema que a sociedade se desvia bastante e, assim, acaba fomentando a instalação de preconceitos. Com reuniões como esta do próximo sábado, iremos desmistificar um pouco destes tabus”, disse Pacífico.

 

Sair da versão mobile