Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MP do Acre lança a 2ª edição do Prêmio de Jornalismo

Como ferramenta de aproximação da sociedade, a 2ª edição do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público Estadual (MPE) foi lançada na manhã de ontem, dia 30. O lançamento foi marcado com um café-da-manhã aos jornalistas acreanos e com as ressalvas do quão a iniciativa é importante à execução do modelo de gestão participativa que a instituição tem adotado desde o ano passado. As inscrições ao prêmio estão abertas a partir de hoje (31) e irão até 30 de novembro. Só valerão materiais jornalísticos veiculados desde o dia 5 de maio até 30 de novembro. Já a grande festa de premiação será no dia 14 de dezembro.
MPE-JORNALISMO
Neste ano, os repórteres poderão inscrever seus trabalhos em 9 categorias, das quais 6 são titulares e 3 são referentes a menções honrosas. Elas são Jornalismo impresso, Telejornalismo (estas 2 primeiras serão, desta vez, conjuntas com melhores fotografia e imagens televisivas) Radiojornalismo, Jornalismo Digital e Destaque Acadêmico. As 3 menções honrosas irão para Charge, Blog e Revista Eletrônica. Cada uma tem suas regras específicas, expostas no regulamento do prêmio, que estará disponível em breve através do site do MP: /www.mp.ac.gov.br.  

De acordo com o procurador-geral do Ministério Público do Acre, Sammy Barbosa, a edição do prêmio de 2010, apesar de ser a primeira, superou todas as expectativas estipuladas. Tanto é que a ideia foi até adotada pelos MPs de outros estados. Desta forma, ele conta que a instituição planeja seguir adiante com o prêmio, até conseguir torná-lo definitivamente anual.

Segundo Sammy Barbosa, quando a atual gestão tomou à frente do MP foi traçado um amplo planejamento estratégico focado em 4 pilares: a tecnologia da informação, gestão de pessoas, a Inteligência e o fortalecimento da atuação do MP no interior. Porém, só criar tais planos não era suficiente pra construir uma instituição forte. Era preciso fazer diferente! Por isso, ele destaca que foi estipulado um eixo transversal baseado na comunicação com a sociedade.

“E é justamente neste sentido de nos aproximar da população que esta premiação vem nos ajudar a estabelecer um diálogo mais consistente, claro e transparente. Este prêmio não foi criado para elo-giar o Ministério Público, e sim cobrá-lo. Trazer pra discussão os temas sociais que afetam a vida de todas as comunidades do Estado”, completou o procurador-geral.

Por fim, vale destacar que o Prêmio de Jornalismo do MPE/AC se trata de uma parceria com o Banco do Brasil (BB) e com a Associação do Ministério Público do Acre (Ampac).    

 

Sair da versão mobile