Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Oficializado o Comitê Gestor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

comite_oficializado

A Prefeitura de Rio Branco oficializou nesta sexta-feira, 13, a criação do Comitê Gestor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial que tem a missão de propor, articular e acompanhar atividades voltadas para a população negra e indígena, bem como planejar e avaliar atividades executadas pelo Poder Público Municipal. O secretário  municipal  de Governo, Evandro Luzia, é o coordenador do comitê.


A oficialização se deu em evento realizado no auditório da Prefeitura que contou com participação da assessora da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Maria do Carmo, além de ativistas e autoridades como o deputado federal Sibá Machado.  No Acre a luta pela implementação de políticas de promoção da igualdade racial está se fortalecendo cada vez mais, seja através do movimento social com a criação da Cernegro e do Fórum Étnico Racial, apoiados pela CUT, grupos de direitos  humanos  e Movimento de Mulheres, ou através de organismos  públicos. Evandro Luzia lembrou que a determinação do prefeito Raimundo Angelim é de consolidar os mecanismos que promovam a igualdade racial em  Rio Branco. “Acertadamente a Prefeitura oficializa o comitê gestor e o que nos guia são as ações que vamos fazer daqui para frente”, disse Sibá.


Os agentes municipais  atuam em parceria com o Governo do Estado e a  Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Governo Federal. Essa situação permite que reivindicações dos movimentos negro e indígena possam ser mais bem acolhidas pelos governos, sendo em seguida  transformadas em políticas públicas que aos poucos vão sendo concretizadas. “No bojo das discussões, que o Acre e Rio Branco verifiquem quais as demandas do seu povo e o que pode ser contemplado com eficiência”, resumiu Maria do Carmo acerca do encaminhamento do comitê. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile