Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeito entrega cinco Academias ao ar livre na cidade

O prefeito Raimundo Angelim, o secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal e a presidente da cooperativa médica Unimed, Euraci Bonner, deram início ontem, 9, à série de inaugurações  de mais cinco Academias da Comunidade ao Ar Livre  em Rio Branco. A primeira a ser entregue à população foi a da  Praça Zé da Gravata, no bairro da  Cidade Nova, nas presenças de secretários municipais,  lideranças comunitárias, conselheiros das regionais,  e moradores da região.  O deputado federal Sibá Machado e o secretário de Esportes, Mauro de Deus, também participaram.
Ar_livre

As próximas academias serão inauguradas nos bairros Aeroporto Velho, Calafate, São Francisco, Cidade Nova e Plácido de Castro. Os investimentos chegam a R$ 300 mil e o projeto tem parceria com os governos Federal, Estadual e Unimed. “Ter saúde é o que importa. É a alegria de viver”, disse o prefeito ao relatar a história de como foi apresentado ao projeto das Academias ao Ar Livre durante uma visita a cidade de Londrina, no Paraná. As academias funcionam 24 horas, tendo acompanhamento de profissionais de educação física pela manhã das 7h às 11h e pela tarde das 16h às 20h.

A Academia da Comunidade ao Ar Livre é composta de dez aparelhos básicos de baixo impacto físico que tem como objetivo estimular o sistema nervoso central, além de oferecer musculatura aumentar a capacidade cardio respiratória e a mobilidade das articulações, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora. As academias comunitárias estão no âmbito do programa Saúde em Movimento. Pela parceria com a Unimed, a cooperativa mantém os profissionais que realizam o acompanhamento dos participantes do programa.

O prefeito pediu para que os moradores que conservem os equipamentos. A praça Zé da Gravata, onde se localiza a academia, foi completamente restaurada. Angelim propôs a criação de um grupo de apoio à academia, o que estaria incumbido de conscientizar as pessoas a zelar por aquele patrimônio.

Os especialistas não tem dúvidas quanto aos efeitos dos exercícios físicos na saúde de uma pessoa e a Prefeitura de Rio Branco, em uma política voltada à melhoria da qualidade de vida da população, construiu vários espaços dedicados à prática de educação física, caminhada, aeróbica, natação e corrida.  A  capital acreana possui oito Núcleos de Vida Saúdável, equipamentos do programa Saúde em Movimento. Esses núcleos estão localizados na Concha Acústica do Parque da Maternidade, Centro da Juventude do São Francisco, espaço cultural Lídia Hammes, Espaço Ágora (Parque da Maternidade), Arena da Floresta, Parque do Tucumã, Calçadão da Gameleira e Horto Florestal.

 Vida feliz e saudável
A Academia ao Ar Livre contempla um conjunto de ações  que contam com acompanhamento de profissionais da educação física e, se constatada a necessidade, o participante é dirigido a um médico para questões como obesidade, hipertensão, diabetes e outros.  Os participantes do programa passam por avaliação a cada três meses. São 1,3 mil participantes cadastrados, sendo que a maio-ria é de adultos e pessoas da melhor idade.

O programa Saúde em Movimento é realizado nos seguintes pontos de Rio Branco: Ceja São Francisco, Urap Roney Meireles, Conjunto Mascarenha de Morais,  Parque da Maternidade, PSF dr. Nímio Martinez, Praça Zé da Gravata, Ginásio Coberto, Praça do Bairro Plácido de Castro, SEDSS, Praça Henrique Lima, Recanto dos Buritis.

“O que vejo aqui não vi em muitos lugares por onde passei, como Rondônia, Mato Grosso e São Paulo”. A declaração é do comerciante Jairo Batista, que vê em Rio Branco uma cidade pronta para despertar uma atitude para uma vida saudável e repleta de felicidade. Sua esposa, Cleire, propõe que seja realizado um trabalho de conscientização junto às escolas visando a preservação da academia. “É nossa e as pessoas devem ajudar a cuidar”, disse Cleire. (Ascom PMRB)

 

Sair da versão mobile