Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura e Governo do Estado realizam oficina de manejo clínico da turberculose


As Secretarias Estadual e Municipal de  Saúde iniciam nesta quinta-feira, 12, uma Oficina de Manejo Clinico da Tuberculose, que visa melhorar o atendimento à população e o controle das informações na rede municipal de saúde.


O evento está sendo organizado pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde. Participam médicos e enfermeiros que trabalham diretamente nas ações de combate a doença.


A capacitação acontecerá até sexta-feira, 13, no auditório do Hospital de Clínicas (antiga Fundhacre)  das 8h às 12h e das 14h às 17horas. O objetivo dessa oficina  é melhorar  o primeiro atendimento a quem procura  a unidade de saúde. Com essa capacitação Estado e Município passa a adotar determinadas  condutas para melhorar o atendimento e a dinâmica das unidades. O profissional tem que estar capacitado para atender às demandas que chegam a essas unidades. No caso da tuberculose, o diagnóstico deve ser feito e tão logo se confirme a doença, é necessário que se comece imediatamente o tratamento, pois a doença pode levar ao óbito.


Tuberculose
Os sintomas da tuberculose são tosse por mais de três semanas. O exame para diagnóstico da doença é feito através do escarro, em duas amostras, nas pessoas que apresentam tosse há mais de três semanas, em qualquer unidade de saúde. O resultado sai em poucos dias, e em casos positivos, o paciente é encaminhado para tratamento imediatamente e dura em média seis meses. Os medicamentos que são fornecidos gratuitamente pelas unidades de saúde. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile