Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura garante o abastecimento regular de água para o São Francisco

A Prefeitura de Rio Branco pôs fim a um antigo problema que afligia os bairros São Francisco e Edson Cadaxo: a intermitência no abastecimento de água. O problema foi solucionado pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb). Servidores da autarquia encontraram em uma das tubulações que fica entre as travessas Serra e Santa Inês no bairro São Francisco, próximo ao hotel Imperador Galvez, um “charuto de lona” que impedia a passagem da água.

“Durante toda a semana passada fizemos inúmeros testes para identificar o problema. Encontramos o local que obstava a passagem da água. No sábado, 28, técnicos do Saerb com o apoio do Corpo de Bombeiros, fizeram a intervenção e encontraram um ‘charuto de lona’ que impedia a passagem da água”, explicou o diretor-presidente do Saerb, Eduardo Vieira. “Agora com a solução do problema, a água cairá dia sim, dia não; garantindo o abastecimento regular na região”, destacou Vieira.

Enfrentar o problema da perda de água é uma prioridade para o Saerb. Em 2008 a autarquia implantou o Método de Análise e Solução de Problemas e Perdas (Maspp), que tem como objetivo a identificação dos problemas e definição de metas e planos de trabalho para reduzir um dos principais problemas dos prestadores de saneamento, a perda de água. Nos dois anos do programa, o Saerb já conseguiu reduzir suas perdas de 1870 litros/ligação-dia para 1600 litros/ligação-dia.  No Brasil, o índice estimado de perdas de água é de quase 40% – em algumas regiões, chega a 60%.

Ao todo estão sendo realizadas 16 grandes obras de saneamento na Cidade pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco. Estes projetos de saneamento básico constam do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cuja primeira fase está sendo executada com investimentos de  mais de R$ 21 milhões.

Investimentos
Na Capital estão sendo realizadas obras de ampliação da rede de distribuição do Segundo Distrito, no Residen-cial Santo Afonso; reforço de redes primárias  do Setor Judia; complemento de reforço da rede primária do Setor Floresta; segunda etapa da setorização na Floresta, Universitário e Tucumã.

Também estão sendo feitos investimentos nos serviços de macromedição dos centros de reservação; instalação de hidrômetros; sistema de abastecimento para os bairros Custódio Freire e Irineu Serra; implantação da rede  no setor Bem-Te-Vi; substituição da rede de PVC classe 12 e fibrocimento para PVC Deforo no 1º Distrito; implantação da segunda etapa da setorização no São Francisco, Horto Florestal e Judia; e construção da  adutora e elevatória de água tratada da ETA II para o Centro de Reservação Comara.

No Comara, por exemplo, estão sendo investidos R$ 8,6 milhões. O Centro entra em funcionamento com capacidade de bombear 330 mil metros cúbicos de água por hora. A ETA Judia, atualmente tem capacidade de bombear 60 litros de água por segundo, enquanto que o Centro de Reservação Comara terá capacidade de bombear mil litros de água por segundo. (Ascom PMRB)

 

 

Sair da versão mobile