Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Professores aprovam parcelamento do reajuste em duas vezes

sinplac_para

Os professores licenciados da rede estadual aprovaram ontem, em assembléia, o parcelamento em duas vezes do reajuste de 15% prometido pelo governo do Estado. Pela proposta, a primeira parcela de 7,5% cairia no mês de julho e a outra em janeiro de 2012. Uma audiência com a equipe de negociação do governo do Estado já foi marcada para amanhã (31.05).


Se o governo conceder o reajuste não haverá mobilização em 2012, uma condição estabelecida pelo governo e que foi aceita pela categoria. Os 15% prometidos pelo governo cobrem parcialmente o desgaste do poder de compra dos professores entre 2008 e 2011, que foi de 16,12%. O aumento salarial de 10% foi rejeitado pelo governo, que alega não ter como atender à reivindicação e ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


“Vamos apresentar para o governo a decisão tomada pela categoria, que é soberana nas assembléias. O governo tinha oferecido um parcelamento de três vezes, houve duas propostas nesta direção, com meses diferentes. Mas os professores rejeitaram, agora é voltar à mesa de negociação”, explica a presidente do Sinplac, professora Alcilene Gurgel.


Outras 1 reivindicações, como a incorporação do Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional (PAVDP) para os salários, a reformulação da Lei de Gestão Democrática, a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, dentre outras, chegaram a ser discutidas, mas não foram votadas. (Assessoria)

Sair da versão mobile