Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Professores licenciados rejeitam proposta de 15% parcelado em 3 vezes

Em assembléia geral realizada ontem, em frente ao Palácio Rio Branco, os professores licenciados da pública estadual recusaram a proposta do governo. Eles aceitam o percentual oferecido (15%), mas dividido da seguinte forma: 7,5% julho e os 7,5% em janeiro de 2012. A equipe palaciana ofereceu um reajuste em três vezes de 5% cada, sendo que a primeira parcela sairia em julho de 2011, a segunda em janeiro de 2012 e a última em agosto de 2012.
Professores3105
“Vamos publicamente demonstrar a nossa coragem, o compromisso com uma educação de qualidade e a determinação que possuímos em lutar pelos nossos direitos. Agindo assim, ficará evidente à sociedade em geral que temos dignidade para exigir respeito e valorização da nossa categoria”, conclamou a presidente do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac), Alcilene Gurgel. A entidade vai apresentar a contraproposta hoje.

Eles pedem, ainda, 12 reivindicações e estão dispostos a radicalizar, caso ‘o governo do avance’. Os sindicalistas argumentam que os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permitem o aumento. “Temos uma categoria politizada, que não aceita ser ludibriada”, disse o diretor sindical, Edileudo Rocha da Silva.

Sem reajuste deste 2007, o sindicalista afirma que os professores estão ‘revoltados’. “É garantia constitucional a reposição das perdas salariais”, complementou o professor Getúlio Santiago. Reivindicando 16% de reposições, eles querem, também, 10% de ga-nho real, reformulação do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR), aumento do valor de aula complementar do 1º ao 9º ano, gratificação para os coordenadores pedagógicos, reenquadramentos, gratificação para os professores que atuam no ensino especial, aumento nos percentuais de mestrado e doutorado, formação continuada em nível de mestrado e doutorado, dentre outros. 

 

Sair da versão mobile