X

“Quintas do Araken” promove cursos com temas jurídicos

Ao ouvir a proposta do desembargador Arquilau de Castro Melo, coordenador do Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre, a proposta de realizar cursos de atualização jurídica, ministrados pelo desembargador Jorge Araken, o presidente do TJ aprovou de imediato. Nasceu o projeto Quintas do Araken que tem a aula inaugural amanhã, 5, com o tema Habeas Corpus. Figura importante no meio jurídico, professor e intelectual, o desembargador Jorge Araken Faria da Silva está empolgado com a idéia de levar ao conhecimento da sociedade temas constitucionais de forma menos acadêmica e mais esclarecedora.

São cursos rápidos de atualização, gratuitos, destinados não só a estudantes de Direito, mas a qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco mais sobre temas jurídicos que hoje podem ser considerados de cultural geral como o mandado de segurança, a ação popular, o referendo e o plebiscito. Os cursos serão realizados a cada 15 dias até o 14 de julho. “Achei fantástica essa idéia. Ganha a sociedade, ganha o tribunal e o meio jurídico. A gente rejuvenesce esse espaço com a presença desse homem com essa ética, essa lisura e nos aproveitamos de todo o seu saber e de cabedal jurídico”, diz o presidente do TJ, Adair Longuini.

Jorge Araken, não se intimida com as dores no joelho que está prestes a operar e demonstra entusiasmo com o projeto que o coloca de novo no centro do lugar em que começou a atuar profissionalmente no Acre há quase 50 anos.  Em 1963, dois dias depois da criação do Tribunal de Justiça do Acre ele foi nomeado juiz substituto temporário. Veio para o Estado a convite do desembargador Lourival Marques de Oliveira e ao longo dos anos morando no Acre desenvolveu sua história como profissional de Direito, professor e magistrado. “Aqui começou tudo. Esse lugar é sagrado para mim”, diz Araken que está na finalização de um livro sobre Alberto Augusto Diniz, governador do Acre e primeiro deputado federal pelo Estado. “As pessoas não sabem disso, não conhecem este homem”.

A partir da próxima quinta-feira, às 16 horas, quem quiser saber mais sobre fatos gerais do Acre e se conhecer temas jurídicos e constitucionais abordados de forma leve ainda levará certificado de participação no curso, totalmente gratuito.

Confira a programação do projeto Quintas do Araken
5 de maio
– O Habeas Corpus
19 de maio – O Mandado de Segurança
2 de junho – As funções essenciais à Justiça – parte I
16 de junho – As funções essenciais à Justiça – parte II
30 de junho – A ação popular
14 de julho – A democracia e as consultas populares: referendo e plesbiscito

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: