10 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Rede Nacional de EAD abre inscrições para novos cursos gratuitos

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
12/05/2011 - 18:26
Manda no zap!CompartilharTuitar

A Rede Nacional de Educação a Distância (EAD), ligada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, abriu inscrições para o segundo ciclo de cursos online, oferecidos gratuitamente a todos os servidores ligados à segurança pública. A gestora de Ensino a Distância no Acre, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Terezinha Messias Cameli, e a coordenadora de Ensino, Silvana Dantas, estão em Cruzeiro do Sul fazendo a divulgação dos cursos.

Segundo Terezinha, podem se inscrever todos os servidores ligados às polícias Civil e Militar, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Iapen, inclusive os quadros administrativos dessas instituições e ainda através de parceria. Os cursos foram estendidos ao Detran. São 200 mil vagas para todo o território nacional.

A Rede oferece 58 cursos e nesse ciclo entrarão cursos novos como Violência, Criminalidade e Prevenção, Identificação Veicular 2, Inglês, Eventos envolvendo bombas e explosivos e Atendimento a Vítima de Estupro.

As inscrições vão até o dia 14 deste mês. As inscrições terminam assim que forem preenchidas as vagas e podem ser feitas pelo site www.mj.gov.br/ead.


Rede Nacional de Educação à Distância (EAD)

A Rede Nacional de EAD foi criada em 2005. É uma escola virtual que permite aos profissionais de segurança pública no país ter acesso a cursos de aperfeiçoamento, independentemente das limitações geográficas. A Rede já está presente em todos os Estados, por meio de 270 telecentros, dos quais quatro estão localizados no Acre, em Rio Branco, Brasileia Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.

No Acre os cursos começaram em 2006. Todos os anos eles ocorrem em três ciclos. A atual chamada refere-se ao segundo ciclo de 2011. No primeiro ciclo, que aconteceu no início do ano, 3.609 pessoas se inscreveram. A meta para este ciclo é chegar a cinco mil inscrições.

Telecentros

Os telecentros são de fundamental importância para a Rede, pois eles possibilitam à comunidade da segurança pública a possibilidade de participar de aulas por videoconferência e fornecem as condições a quem não tem computador ou internet em casa de participar dos cursos oferecidos online.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O telecentro de Cruzeiro do Sul tem 12 máquinas e, segundo seu administrador, José Gomes, as atividades são constantes, tanto no que se refere aos cursos da Senasp quanto de cursos da sociedade civil. Recentemente, o telecentro foi o palco de um curso de informática avançada para indígenas. A coordenadora de Ensino, Silvana, informa que a pretensão da Secretaria de Segurança é instalar telecentros em todos os municípios do Estado, inclusive nos remotos como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Ela destaca como é importante para um município o telecentro, pois em breve vão receber o sinal do Enem, que tem, entre outras, um curso pré-vestibular e o sinal IPTV, que permite a realização de videoconferências.

Para o delegado Odilon Neto, o telecentro de Cruzeiro do Sul é muito importante devido à união que proporciona entre a classe policial. “Podemos reunir numa mesma estrutura física policiais civis, militares bombeiros e até policias federais. Além disso, também há a integração com a comunidade, que também usufrui o espaço”, destacou. (Agência Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Obstrução da base aliada adia votação do Código Florestal

Próxima Notícia

Prefeitura e Governo do Estado realizam oficina de manejo clínico da turberculose

Mais Notícias

Influenciadora acreana supera linfoma de Hodgkin e relata luta contra o câncer: “Escolhi ser exemplo”
Geral

Influenciadora acreana supera linfoma de Hodgkin e relata luta contra o câncer: “Escolhi ser exemplo”

09/02/2026
Foto: Douglas Júnior/O Estado
5º destaque

Acre registra um caso de trabalho infantil em 2025 e aparece entre os menores índices do país

09/02/2026
Foto: Reprodução/Instagram
2º destaque

Bombeiros resgatam menor tamanduá do mundo em área de obra em Rio Branco

09/02/2026
Na delegacia, a autora ela depôs que estava sendo ameaçada por agiotas devido a dívidas contraídas no jogo do tigrinho  • Reprodução/PCGO
3º destaque

Acre aparece em 2º lugar no ranking nacional de violência política, aponta estudo

09/02/2026
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
1º destaque

Semana segue quente no Acre, com chuvas abaixo da média e temperaturas de até 34 °C, diz Friale

09/02/2026
Sorteio está marcado para a próxima quinta-feira, 12, com prêmios de até R$ 20 mil. Foto: Ascom/Sefaz
Destaques Cotidiano

Nota Premiada Acreana sorteia até R$ 20 mil nesta quinta, 12, para quem pediu CPF na nota

09/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Prefeitura e Governo do Estado realizam oficina de manejo clínico da turberculose

Traficantes de Cruzeiro do Sul são presos em flagrante pela PF

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre