Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senai/AC capacita examinadores para certificar mestre de obras

A fim de reconhecer formalmente as habilidades profissionais de trabalhadores à margem das oportunidades porque não tiveram a chance de completar um regime de educação formal, o Núcleo da Construção Civil do Senai/AC possui, desde o ano passado, o primeiro Centro de Exames para Certificação (CEC) da Região Norte. Até então, a instituição oferecia certificações, conforme a Norma ISO 17024, para as ocupações de pedreiro, pintor, encanador e eletricista. A partir do próximo semestre, passará a certificar também a ocupação de mestres de obras.
Senaiac
No período de 11 a 13 de maio, quatro examinadores do CEC Senai/AC passaram por uma capacitação na regional de Taguatinga (DF), tendo decisiva participação na definição dos instrumentos de avaliação – conjunto de provas teóricas e práticas – que serão aplicados aos candidatos aos Exames de Mestre de Obras em todo o Brasil. “A equipe acreana foi a mais numerosa da capacitação e teve a oportunidade de ampliar seu conhecimento técnico e além de acessar novas tecnologias da construção civil”, informou Alessandra Cavalcante, coordenadora do CEC no Acre.

A equipe acreana foi formada pelo gerente do Núcleo da Construção Civil do Senai/AC, Arides Rodrigues, e dos instrutores José Arecildo Pereira Lima, Francisco Ferreira de Sousa e Claudemir de Souza Rosas – todos examinadores do CEC. Segundo Rodrigues, o certificado para todas as profissões tem validade de cinco anos, sendo necessária sua renovação após esse prazo.

“Agora, temos as bases para avaliar um mestre de obras, que é um profissional mais completo. Em um dia de prova – cerca de oito horas – ele deve mostrar, na prática e na teoria, tudo o que sabe fazer. Comprovando suas habilidades, ele poderá atuar no mercado de trabalho com a certificação atestando seu profissio-nalismo”, finalizou o examinador. (Ascom Fieac)

 

 

Sair da versão mobile