Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sesacre estende campanha de vacinação contra gripe até dia 30 para atingir meta

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), decidiu estender a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza até o dia 30 de maio. O motivo do prolongamento é para atingir a meta de 80% de pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha (idosos, gestantes, grupos indígenas, profissionais da saúde e crianças de 6 meses a 2 anos). Em números, tal porcentagem seria equivalente a vacinar 87 mil pessoas. Até o momento, 40.500 pessoas (37,12%) foram imunizadas no Estado. Ou seja, faltam ser vacinadas 46.500 (ou 42,88%) acreanos, pouco mais da metade da meta almejada.

Para fazer valer esta extensão da campanha, a Secretaria de Saúde deve ampliar ainda mais as suas estratégias de divulgação na Difusora (que tem o maior alcance nas comunidades rurais mais afastadas e que menos foram imunizados), destacando a importância que tem a vacina para evitar contágios, hospitalizações e até óbitos pela doença. Paralelo a isso, os planejamentos e monitoramentos nas cidades e zonas rurais do interior serão intensificados para fazer os aplicadores da vacina levá-la a todos, casa por casa, comunidade por comunidade.

Com efeito, o foco da campanha a partir de agora será buscar os faltosos, para conseguir imunizá-los (vale destacar que nas comunidades mais afastadas a Sesacre começou a dar as vacinas desde 18 de abril, antecipando a campanha para conseguir atingi-las melhor).

Por enquanto, não há indícios de que a campanha será abrangida a mais grupos de pessoas. De acordo com a Ascom da Sesacre, primeiro é preciso atingir os públicos-alvos estipulados pelo Ministério da Saúde (público que é definido conforme levantamentos populacionais). Só depois é que se analisará se as sobras das doses (119.230 doses foram disponibilizadas) podem ser aplicadas na população em geral.  
Além do Acre, vários outros estados do país (em especial os da região Norte, que possuem muitas comunidades pouco acessíveis) estenderam a sua campanha, pelos mesmos motivos.

Sair da versão mobile