Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Uma das maiores frotas do país, Acre adere a pacto para segurança no trânsito

A Década de Ações para a Segurança Viária 2011-2010, pacto internacional para um trânsito melhor e mais seguro, foi lançado ontem no Acre com o anúncio de fortalecimento de ações educativas e de conscientização desenvolvidas a partir do Projeto Vida no Trânsito. Luzes amarelas acesas no Palácio Rio Branco simbolizaram a adesão do Estado na iniciativa que envolve a participação de organizações sociais e instituições públicas e privadas para combater o índice de acidentes causados por imperícia e imprudência. Realizado simultaneamente a partir deste ano pelos “Amigos da década”, grupo de 179 países participantes do Informe Mundial 2009 da Organização Mundial de Saúde, o projeto no Brasil é coordenado pela Sistema Nacional de Trânsito.

Dados do Detran/AC indicam que as colisões aumentaram em 30% em 2010 em relação ao ano anterior, mas houve redução também de 30% no número de acidentes com vítimas no Estado no mesmo período. Já no primeiro trimestre deste ano foi registrada queda de 22% no total de vítimas de trânsito. Segundo a diretora do Detran, Sawana Carvalho, as estatísticas de saúde apontam que a gravidade dos ferimentos é menor. Até o início de maio, a frota do Acre entre caminhões, carros e motocicletas era de 161.308, sendo que 5.538 veículos foram emplacados somente este ano. A variação entre 2009 e 2010 foi de 14% de crescimento da frota, proporcionalmente uma das maiores do país. Em 2010, 101 pessoas morreram no Acre vítimas de acidente de trânsito. Nos três primeiros meses do ano foram registradas 29 mortes.

Reforço em campanhas educativas nas escolas para os futuros condutores e em blitz educativas e fiscalizações para os atuais condutores são algumas das ações do Detran para melhorar as estatísticas no Acre. A campanha que envolve todos os estados brasileiros divide as regiões para facilitar a gestão dos projetos. Este ano, o coordenador da região Norte será o estado do Pará. “A campanha tem como foco a prevenção de acidentes como uma ação de saúde. É um a preocupação mundial com a segurança, principalmente das crianças”, explica a diretora do Detran.

Sair da versão mobile