Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim debate com autoridades peruanas preparação ao Fórum de Prefeitos de Cidades Fronteiriças

angelim_autoridades

Como preparação ao 1º Fórum de Prefeitos de Cidades Fronteiriças que será realizado em Rio Branco nos dias 9 e 10 de junho com a participação de prefeitos acreanos, bolivianos e peruanos, o prefeito Raimundo Angelim reuniu-se nesta sexta-feira, 27, com prefeitos do departamento de Ucayalli e de Madre de Dios,  no Peru. Do primeiro encontro participaram os prefeitos  Herner Panduto,  da província de Purus e Manuel Pereira Moreira, da província de Puerto Esperanza, além do coordenador da integração Acre-Peru, Sidney Hoyle. “Estamos gratos ao prefeito Raimundo Angelim por nos receber e fortalecer a integração entre nossos países”, disse Hoyle.  Angelim é também presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac).


O objetivo do fórum, previsto para acontecer no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac),  é tratar de assuntos que são comuns à área fronteiriça, desde gestão de políticas públicas em saúde a preservação da bacia hidrográfica do rio Acre, que atende três países. No decorrer do fórum serão proferidas palestras por autoridades e especialistas do Peru e da Bolívia na área de gestão municipal.   A Caixa Econômica Federal é parceria na realização do encontro.


No segundo encontro, Angelim reuniu-se com o prefeito de Puerto Maldonado, no departamento de Madre de Dios,  Aldo Gustavo Rengifo Kahn, o qual estava acompanhado de Javier Vargas Diaz, gerente municipal; Boris Quintanilha, chefe de relações públicas, além dos vereadores Carlos Cuba Santanilha, Ronald Nilca Condori, Jose Valdivia, e Wilfredo Condori Pezo. “É prazer recebê-los aqui. Temos muito a trabalhar em parceria”, disse Raimundo Angelim, que recebeu de Aldo Kahn um porta-canetas em madeira como retribuição à recepção respeitosa da comitiva de Madre de Dios.


No final de março passado, Angelim reuniu-se com autoridades do Peru em Brasília para debater a agenda do fórum. Estiveram presentes naquele encontro o embaixador do Brasil em Lima, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, o diplomata brasileiro Carlos Fonseca, do Itamaraty; o consultor da presidência da Caixa Econômica Federal, Vicente Trevas, além de assessores das embaixadas e do Itamaraty. A maioria estará presente ao fórum.


Na tarde de sexta-feira, o grupo visitou a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) para conhecer o processo de destinação e reciclagem do lixo em Rio Branco. Limpeza pública, segundo Aldo Kahn, é uma das prioridades de sua gestão em Maldonado.Tanto Kahn quanto os  vereadores demonstraram grande expectativa em relação ao fórum de prefeitos, com a certeza de que desse debate sairão projetos práticos para a integração e o desenvolvimento comum das regiões fronteiriças.


São esperadas 180 pessoas ao fórum, entre prefeitos, vereadores e gestores públicos. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile