Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim implanta sexta Academia da Comunidade

O prefeito Raimundo Angelim, o secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal e a cooperativa de saúde Unimed inauguraram ontem mais uma Academia da Comunidade. Desta vez, a comunidade beneficiada foi a do Aeroporto Velho, na Baixada da Sobral, região que compreende 16 bairros e mais de 70 mil moradores. O ato marcou a reinauguração do Complexo Esportivo Mathias e a instalação do comitê gestor do espaço, agora com a participação da comunidade.
Angelim2905
A cerimônia contou com as presenças de secretários municipais, lideranças comunitárias, conselheiros das regionais, grupos da terceira idade, o prefeito da cidade peruana de Porto Maldonado,  Aldo Khan, vereadores do departamento de Madre de Dios  e moradores da Baixada da Sobral. O deputado federal Sibá Machado e o secretário de Esportes, Mauro de Deus, também participaram. A Furiosa, a banda musical da Polícia Militar, entoou o Hino Acrea-no, e grupo Estrela do Acre tocou forró para os presentes dançarem.

Com esta, a sexta inaugurada pelo prefeito, Rio Branco se consolida como cidade onde a prática de exercícios físicos é política de governo. Academias foram inauguradas nos bairros Aeroporto Velho, Calafate, São Francisco, Cidade Nova e Plácido de Castro. Os investimentos chegaram a R$ 300 mil e o projeto tem parceria com os governos Federal e Estadual, além da Unimed. As academias funcionam 24 horas, tendo acompanhamento de profissionais de educação física pela manhã das 7h às 11h e pela tarde das 16h às 20h.

A Academia da Comunidade ao Ar Livre é composta de dez aparelhos básicos de baixo impacto físico que tem como objetivo estimular o sistema nervoso central, além de oferecer musculatura aumentar a capacidade cardio respiratória e a mobilidade das articulações, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora. As academias comunitárias estão no âmbito do programa Saúde em Movimento. Pela parceria com a Unimed, a cooperativa mantém os profissionais que realizam o acompanhamento dos participantes do programa.

Portadores de necessidades especiais ganharão academia exclusiva
Outras quatro academias já estão com seus projetos de instalação sendo licitados pela Secretaria de Obras. Até  final do ano, segundo anunciou Angelim, Rio Branco contará com dez academias, sendo uma especificamente para atender aos portadores de necessidades especiais. Ela será instalada na praça da Estação Experimental, perto da antiga Funbesa.

O prefeito pediu para que os moradores que conservem os equipamentos. O Centro Poliesportivo Mathias, onde se localiza a academia, foi completamente restaurado. Construído por Jorge Viana quando era governador, o espaço recebeu investimentos de R$ 1,1 milhão obtidos em parte através de emenda parlamentar proposta pelo então deputado Fernando Melo. Angelim  propôs  que o comitê gestor, que conta com a participação direta da comunidade,  se sentisse realmente no direito de  zelar por aquele patrimônio. 

A reinauguração contemplou a implantação de um box da PM no complexo esportivo a recuperação do campo do Bonsucesso.

Academias e Saúde em Movimento tem 1,5 mil inscritos
A Academia ao Ar Livre contempla um conjunto de ações  que contam com acompanhamento de profissionais da educação física e, se constatada a necessidade, o participante é dirigido a um médico para questões como obesidade, hipertensão, diabetes e outros. Os participantes do programa passam por avaliação a cada três meses. Já são 1,5 mil participantes cadastrados, sendo que a maioria é de adultos e pessoas da melhor idade. Os especialistas não tem dúvidas quanto aos efeitos dos exercícios físicos na saúde de uma pessoa e a Prefeitura de Rio Branco, em uma política voltada à melhoria da qualidade de vida da população, construiu vários espaços dedicados à prática de educação física, caminhada, aeróbica, natação e corrida.  A  capital acrea-na possui nove Núcleos de Vida Saudável, equipamentos do programa Saúde em Movimento.  Esses núcleos estão localizados na Concha Acústica do Parque da Maternidade, Centro da Juventude do São Francisco, espaço cultural Lídia Hammes, Espaço Ágora (Parque da Maternidade), Arena da Floresta, Parque do Tucumã, Calçadão da Gameleira e Horto Florestal. O último foi implantado na há dez dias, no Calafate. (Ascom PMRB)

 

Sair da versão mobile