29 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

29 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Assembléia recebe comitiva de autoridades e estudantes peruanos

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
27/05/2011 - 04:38
Manda no zap!CompartilharTuitar

Cenas da democracia acreana. Ontem em frente ao prédio da Aleac estava tudo preparado, inclusive, com banda de música para receber estudantes e autoridades de Ucayalli. Na Praça Henrique Dutra, a menos de 20 m os dois sindicatos da educação analisavam a proposta de aumento salarial do Governo. Nas galerias da Casa quase uma centena de moradores do Taquari protestavam por melhores condições de vida.
Jorge-Dilma275555
Já numa sala reservada membros da mesa diretora recebiam o presidente do Tribunal de Justiça, Adair Longuini, que reivindicava maior participação do Judiciário na elaboração do Orçamento do Estado.

Mas a manhã movimentada da Aleac teve como evento principal a sessão solene que marcou a chegada de estudantes peruanos que fazem de parte do projeto de integração entre a Universidade de Ucayalli e a Ufac. O presidente da Aleac, Élson Santiago (PP), destacou a importância da integração. “Essa é mais uma etapa que estamos concluindo. Em abril deixamos os nossos estudantes no Peru e, agora, estamos recebendo os estudantes deles. Isso é fruto do trabalho de integração. As despesas dos estudantes peruanos no Acre será bancada pela Ufac”, afirmou.

Já o governador de Ucayalli, Jorge Velasquez Porto Carrero, lembrou que os acreanos serão beneficiados com a formação de 12 médicos na universidade peruana. “Dentro de seis anos poderemos colher os frutos dessa integração estudantil. Um intercâmbio cultural poderá servir de base para que nas áreas econômicas, políticas e ambientais possa haver trocas de conhecimentos”, salientou.

Ferrovia Cruzeiro do Sul-Pucallpa – Apesar de o evento estar focado na integração cultural, a possível construção de uma estrada de ferro entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa foi destaque da solenidade. Élson Santiago acredita que depois da inauguração da Rodovia Transoceânica deverá haver empenho dos governos do Acre e de Ucayalli para a nova ferrovia. O vice-governador César Messias (PP), confirmou: “o governador Tião Viana terá um encontro no BNDES para viabilizar recursos para construir a ferrovia que unirá os povos do Vale do Juruá e de Ucayalli”, garantiu.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O governador Jorge Velasquez também opinou sobre o assunto. “Nunca sonhei com uma estrada. Se temos que fazer uma conexão que seja uma via que menos danos produza ao meio ambiente. Na minha opinião, o mais rentável é fazer uma rede ferroviária e, o governador Tião Viana (PT) pensa igual. Por isso, acho louvável essa decisão política do governador acreano de se empenhar para que se construa essa ferrovia. É um pouco mais caro a construção da ferrovia, mas a manutenção é muito mais barata do que de uma estrada. Tem menos distância entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa do que de Rio Branco a Xapuri porque são apenas 140 Km. Temos muitas pedras para serem utilizadas em obras no Acre. Uma integração comercial poderá baixar o custo de vida e prestar um bom serviço às populações dos dois países”, disse ele.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Governador Tião abre encontro Norte e Centro-Oeste de Conselhos Regionais de Medicina em Rio Branco

Próxima Notícia

Jorge Viana diz que Dilma pediu aos petistas do Senado para melhorar o Código Florestal

Mais Notícias

Foto: Reprodução
POLÍTICA

Vereador Matheus Paiva cobra mais vagas de estacionamento nos parques do Tucumã e Ipê

29/10/2025
Servidores da Saúde podem anunciar nesta quarta-feira paralisação em todo o Acre
POLÍTICA

Servidores da Saúde podem anunciar nesta quarta-feira paralisação em todo o Acre

29/10/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
POLÍTICA

STJ marca julgamento de Gladson Cameli para 19 de novembro em ação da Operação Ptolomeu

29/10/2025
Secretário de Saúde Pedro Pascoal - Foto: Marcos Vicentti
POLÍTICA

Pedro Pascoal pode ser convocado por deputados a esclarecer caso de bebê quase enterrado vivo

29/10/2025
Foto: Sérgio Vale
POLÍTICA

Jarude critica criação de nova secretaria e acusa governo de abandonar servidores públicos

28/10/2025
Foto: Assessoria
NOTÍCIAS

Deputado Roberto Duarte cobra justiça e mudanças após tragédia com bebê no Acre

28/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Jorge Viana diz que Dilma pediu aos petistas do Senado para melhorar o Código Florestal

Especialista afirma que fenômeno na calha do Rio Acre pode causa ‘catástrofe’ em Brasiléia

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre