Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Assembléia recebe comitiva de autoridades e estudantes peruanos

Cenas da democracia acreana. Ontem em frente ao prédio da Aleac estava tudo preparado, inclusive, com banda de música para receber estudantes e autoridades de Ucayalli. Na Praça Henrique Dutra, a menos de 20 m os dois sindicatos da educação analisavam a proposta de aumento salarial do Governo. Nas galerias da Casa quase uma centena de moradores do Taquari protestavam por melhores condições de vida.
Jorge-Dilma275555
Já numa sala reservada membros da mesa diretora recebiam o presidente do Tribunal de Justiça, Adair Longuini, que reivindicava maior participação do Judiciário na elaboração do Orçamento do Estado.

Mas a manhã movimentada da Aleac teve como evento principal a sessão solene que marcou a chegada de estudantes peruanos que fazem de parte do projeto de integração entre a Universidade de Ucayalli e a Ufac. O presidente da Aleac, Élson Santiago (PP), destacou a importância da integração. “Essa é mais uma etapa que estamos concluindo. Em abril deixamos os nossos estudantes no Peru e, agora, estamos recebendo os estudantes deles. Isso é fruto do trabalho de integração. As despesas dos estudantes peruanos no Acre será bancada pela Ufac”, afirmou.

Já o governador de Ucayalli, Jorge Velasquez Porto Carrero, lembrou que os acreanos serão beneficiados com a formação de 12 médicos na universidade peruana. “Dentro de seis anos poderemos colher os frutos dessa integração estudantil. Um intercâmbio cultural poderá servir de base para que nas áreas econômicas, políticas e ambientais possa haver trocas de conhecimentos”, salientou.

Ferrovia Cruzeiro do Sul-Pucallpa – Apesar de o evento estar focado na integração cultural, a possível construção de uma estrada de ferro entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa foi destaque da solenidade. Élson Santiago acredita que depois da inauguração da Rodovia Transoceânica deverá haver empenho dos governos do Acre e de Ucayalli para a nova ferrovia. O vice-governador César Messias (PP), confirmou: “o governador Tião Viana terá um encontro no BNDES para viabilizar recursos para construir a ferrovia que unirá os povos do Vale do Juruá e de Ucayalli”, garantiu.

O governador Jorge Velasquez também opinou sobre o assunto. “Nunca sonhei com uma estrada. Se temos que fazer uma conexão que seja uma via que menos danos produza ao meio ambiente. Na minha opinião, o mais rentável é fazer uma rede ferroviária e, o governador Tião Viana (PT) pensa igual. Por isso, acho louvável essa decisão política do governador acreano de se empenhar para que se construa essa ferrovia. É um pouco mais caro a construção da ferrovia, mas a manutenção é muito mais barata do que de uma estrada. Tem menos distância entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa do que de Rio Branco a Xapuri porque são apenas 140 Km. Temos muitas pedras para serem utilizadas em obras no Acre. Uma integração comercial poderá baixar o custo de vida e prestar um bom serviço às populações dos dois países”, disse ele.

 

Sair da versão mobile