Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em visita ao Estado, ministro diz que Acre tem projeto de futuro

O ministro de Ciências e Tecnologia, Aloisio Mercadante, cumpriu uma extensa agenda ontem.  Ele participou da abertura do seminário “Inovações Tecnológicas para a Amazônia”, na Universidade Federal do Acre (Ufac), visitou a organização do Centro de Atendimento (OCA), entregou netbooks na escola Professor Sebastião Pedrosa e proferiu palestra na Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).
Mercadante2005
Na Ufac, o ministrou destacou o aumento do número de vagas oferecidas pela instituição.  “Percebe-se que o Acre, que já tem compromisso com a sustentabilidade ambiental, também tem um projeto de futuro. As inovações tecnológicas para a Amazônia devem incluir uma boa capacitação de mestres e doutores, como também a entrega desses netbooks e banda larga. A Zona de Processamento de Exportação, que vai comercializar com o mercado asiático e a costa leste americana, vai precisar de tecnologias e mãos de obra qualificada”, disse Mercadante.

Perguntado sobre as possibilidades de o Brasil ser exportador de tecnologias, levando em consideração de a Amazônia ser estratégica, o ministro assim comentou: “Somos líderes em conhecimento natural, uma vez que possuímos a maior biodiversidade do planeta. Daqui temos experiências de sustentabilidade com produtos da floresta, cujo valor agregado pode elevar o número de empregos e a consequente qualidade de vida da população”, apregoou ele, citando exemplos o açaí, do palmito e da piscicultura.

Acompanhado pelo governado Tião Viana, pelos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz e o deputado Sibá Machado, Mercadante também visitou as dependências da OCA. O local oferece diversos serviços públicos (federal, estadual e municipal) em um único espaço, permitindo a otimização do tempo do cidadão. O deputado federal Sibá Machado destacou a vinda do ministro ao Estado: “não existe qualquer possibilidade de crescimento sem investir em tecnologias. A vinda do Mercadante coloca o Acre na agenda positiva do Brasil”, frisou o parlamentar.

O ex-senador Aloisio Mercadante é um dos mais importantes ministros do Governo Federal e dos principais ex-poentes do PT. Foi um dos fundadores da legenda em fevereiro de 1980. Também foi vice-presidente do partido entre 1991 e 1999. Foi ainda senador pelo estado de São Paulo entre 2003 e 2010. Desde 2011 é ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil.

 

Sair da versão mobile