Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ex-ministros vão entregar carta a Dilma contra Código

 A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV) afirmou hoje (22) que ela e outros ex-ministros da pasta preparam uma carta a ser entregue à presidenta Dilma Rousseff apontando os riscos da aprovação do novo Código Florestal. Marina disse que o grupo espera ser recebido pela presidenta, que já teria assumido o compromisso de vetar qualquer mudança na legislação que contribuísse para o aumento do desmatamento no país.

 A ex-senadora e ex-candidata à Presidência participou neste domingo de uma manifestação que reuniu mais de mil pessoas em frente ao Parque Ibirapuera, em São Paulo, contra o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Marina considerou pouco transparente o acordo costurado pelas lideranças na Câmara para retomar a votação da proposta nesta terça.

“A presidenta Dilma se comprometeu com o Brasil inteiro que vetaria qualquer mudança no Código Florestal, que promovesse desmatamento”, declarou Marina. Na avaliação dela, o aumento na devastação da Amazônia nos últimos meses foi provocado pela expectativa de uma anistia aos crimes ambientais articulada por parlamentares durante a votação do Código. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia Legal cresceu 27% entre agosto de 2010 e abril de 2011, em comparação com o mesmo período anterior.

 O mesmo entendimento tem o diretor de Políticas Públicas da organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani. Para ele, a mobilização da sociedade civil, como a manifestação deste domingo em São Paulo, é a única chance de reverter o cenário de mudança na legislação. “Nós hoje estamos muito mais animados, você vê a reação da cidade, está cada vez maior”, afirmou, em entrevista à Agência Brasil.  (Congresso em foco)

 

Sair da versão mobile