Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governador Tião abre encontro Norte e Centro-Oeste de Conselhos Regionais de Medicina em Rio Branco

Regiões desiguais devem ser tratadas de forma desigual. Este foi o tom da palestra do governador Tião Viana, que abriu o Encontro Norte e Centro Oeste de Conselhos Regionais de Medicina, realizado em Rio Branco e com encerramento marcado para hoje, 27.

O encontro também tem a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que vai abordar os novos desafios para o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), que organiza o encontro, Dilza Ribeiro, este é um momento importante para discutir dificuldades encontradas na região, como a fixação de residência médica e extensão universitária.

“Apesar de ser um encontro das regiões Norte e Centro Oeste, todo o Brasil participa para discutir peculiaridades, para encontrar alternativas”, comentou. Roberto D’Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina, elogiou a conduta de Tião Viana, médico infectologista e doutor em Medicina Tropical, “que sempre honrou o jaleco de médico enquanto político e sempre se preocupou com o exercício da profissão e hoje, enquanto governador, está comprometido com o Estado do Acre. Quando ele nos convida para visitar as unidades de saúde ele está dizendo que não tem o que esconder na área de saúde”.

As desigualdades em Estados do Norte aparecem, por exemplo, quando um morador de área rural precisa enfrentar 15 horas de barco para chegar à cidade mais próxima e conseguir um atendimento médico. É preciso um olhar diferenciado sobre uma questão como essa, explicou o governador Tião Viana. (Agência Acre)

 

Sair da versão mobile