Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo garante apoio às indústrias de alimentos do Acre

O governo vai apresentar até o final do mês, uma proposta para garantir um maior apoio às indústrias do setor de alimentos do Acre através das compras governamentais. Representantes de várias secretarias, dos empresários e da Procuradoria-Geral do Estado estudam mudanças no modelo de licitação, de modo que os produtos acrea-nos recebam atenção especial.

Para os empresários a notícia não apenas agradou como se tornou uma esperança de melhorias para suas indústrias. Eles reclamam que atualmente, empresas de outros estados e os chamados “pasteiros” estão sendo beneficiados. O problema, segundo denúncias deles, é que nem sempre o produto é entregue com qualidade e com as especificações exigidas.

Durante reunião realizada na tarde de quarta-feira, 18, na Federação das Indústrias do Acre (Fieac), empresários e secretários de Estado se reuniram para buscar uma saída para o problema. Depois de quase duas horas de reunião, ficou decidido que até o dia 30 será apresentado uma primeira mudança para as compras governamentais.

“Nós geramos empregos e nossos produtos são de qualidade. Mas pessoas de outros estados ou os ‘pasteiros’ acabam beneficiados nas licitações. Muitas indústrias enfrentam dificuldades e precisamos desse apoio do Governo para continuar trabalhando e contribuindo com o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Alimentares do Estado do Acre (Sinpal), José Luiz Felício.

Além do apoio do secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia, Edvaldo Magalhães, que visitou vá-rias indústrias, ouvindo reivindicações e reclamações, os empresá-rios ganharam um novo aliado.

O vice-governador César Messias, fez questão de participar do encontro e garantiu que é uma prioridade do Governo do Estado apoiar as empresas acreanas, garantindo que possam crescer e gerar empregos.
“O governador Tião Viana tem como prioridade a industrialização do Acre, garantindo apoio à agricultura familiar e nossas indústrias. Estamos vivendo um momento muito importante para nosso Estado e, com certeza, essa união de esforços, vai garantir melhorias para nossas indústrias”, garantiu.

Para se ter uma idéia do apoio que o Governo está garantindo aos empresários, as maiores secretarias como Saúde, Educação e Sistema Penitenciário tem um grande orçamento para compras de alimentos, o que pode garantir, a sobrevivência e o desenvolvimento das indústrias locais.

Os secretários de Educação, Daniel Zen, de Saúde, Suely Melo, de Justiça e Direitos Humanos, Henrique Corinto, de Planejamento, Márcio Veríssimo, de Produção Familiar, Lourival Marques, representantes da Comissão Permanente de Licitação (CPL), participaram do encontro e manifestaram interesse em ajudar os empresários acreanos, seguindo sempre a legislação. (Assessoria)

Sair da versão mobile